A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) está apresentando durante a 1ª Expo MS, a ampliação da antiga câmara setorial de fruticultura para a Câmara Setorial Consultiva de Horticultura.
A nova Câmara, irá abranger além da fruticultura (cultura de frutas), a floricultura (cultura de flores); jardinocultura (cultura de plantas ornamentais); olericultura (cultura de hortaliças); viveicultura (cultura de mudas em geral); cultura de plantas medicinais, plantas condimentares e cogumelos comestíveis, com competência para identificação das demandas locais, analise de propostas e projetos estratégicos para o setor.
A secretária-executiva da Câmara, Gisele Garcia de Sousa em entrevista para o site da FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), diz que o órgão propõe soluções econômicas, normativas e técnicas que viabilizem a produção, comercialização e industrialização racional dos produtos vegetais no Estado.
Segundo Gisele, espera-se implementar e fortalecer políticas que propiciem um crescimento expressivo dos setores que compõe a horticultura. Ela lembra que no Estado do Ceará, o ritmo de crescimento do setor chegou a 700% em apenas cinco anos, e hoje a região é importante exportador brasileiro.
A nova entidade irá também concentrar, integrar e coordenar as ações das pessoas interessadas para o fim de buscar e ofertar soluções para os problemas relacionados com a horticultura. “Este é o desafio que teremos pela frente, mas contamos com a mobilização de nosso colegiado e apoio do governo do Estado”, conclui Gisele.
Por Nadia Nadalon (www.capitalnews.com.br)