A nova diretoria da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) que irá gerir a Associação no biênio 2010/2011, tomou posse em Assembléia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 26/02, em Campinas/SP.
Neste ano, precisamente em 24 de abril, quando a ABCSEM comemorará 40 anos de fundação, “nesta fase tão especial, de visível crescimento e desenvolvimento da associação, nossa proposta é dar continuidade às ações já desenvolvidas ao longo dos últimos anos pelas diretorias anteriores em questões legislativas, políticas e de comunicação, além de enfrentar novos desafios para o setor”, salientou o presidente eleito, Luis Eduardo Rodrigues. “A nova diretoria empossada promoverá eventos e ações comemorativas para marcar ainda mais a trajetória da Associação como renomada representante nacional do setor de sementes e mudas de Hortaliças, Frutas e Ornamentais (HFO)”, completou a vice-presidente Adriana Luzia Pontes.
Durante a cerimônia de posse, o ex-presidente da ABCSEM (gestão 2008/2009), Francisco Sallit, que presidiu a AGO, ressaltou que “o Brasil atualmente tornou-se um país estratégico junto às indústrias de sementes de hortaliças mundiais, devido ao real potencial de nosso mercado, tanto no que se refere ao incremento do consumo interno de Frutas e Hortaliças, como também ao nosso potencial para exportação. E, portanto, cabe à ABCSEM atender às diversas demandas sobre introdução e proteção de novas cultivares, regulamentação e tecnologia, bem como promover ações que amparem o desenvolvimento e as novas conquistas do setor”.
Visando contemplar tal necessidade, o atual presidente afirmou que a nova gestão tem como objetivo “buscar uma percepção cada vez mais clara do papel e da posição da ABCSEM perante seus associados, através do desenvolvimento e profissionalização de nossa equipe de trabalho, assumindo metas de comprometimento e divulgando periodicamente seus resultados. Diante de nosso setor agrícola, vamos desenvolver ações para o levantamento de dados de produção, comércio e empregabilidade, mensurando a importância socioeconômica do setor e fortalecendo a nossa posição política”.
Plano de trabalho
Elaborado com base no planejamento estratégico, nas principais reivindicações dos associados e do setor, o Plano de Trabalho para o biênio 2010/2011 apresentado pelo presidente eleito, Luis Eduardo Rodrigues e a vice-presidente, Adriana Luzia Pontes, dará continuidade ao trabalho das gestões anteriores, e colocará em prática novas estratégias e ações. O Plano é definido em quatro diretrizes: administrativa, econômica, marketing e política. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
• Administrativa – desenvolver a estrutura administrativa, de recursos humanos e infra-estrutura da Associação, visando à melhor caracterização de sua sede, à qualidade de trabalho, profissionalização e auto-suficiência dos colaboradores, buscando a excelência no atendimento;
• Econômica – desenvolver a estrutura financeira da Associação, através de novas fontes de recursos, minimizando a dependência da anuidade e aumentando a arrecadação total, viabilizando a estruturação operacional adequada;
• Marketing – desenvolver ações institucionais, divulgando a marca ABCSEM no meio empresarial, governamental e entre integrantes da cadeia HFO, tornando-a uma instituição de referência no Brasil e no exterior; e ações de marketing interno, incentivando a gestão participativa dos associados;
• Política – desenvolver ações políticas com representantes do setor, participantes da cadeia, entidades parceiras e órgãos governamentais e legislativos, estimulando o desenvolvimento da produção, do uso da tecnologia, do comércio, da exportação e do consumo, e a estruturação da cadeia de HFO.
Luis Eduardo informou também sobre a proposta da nova diretoria de criação de grupos de trabalho, nomeados comitês, compostos por grupos de associados interessados na discussão e proposição de resoluções para assuntos específicos. O papel destes comitês, além das deliberações sobre as diretrizes, será o de representar a posição da associação em determinados assuntos, perante outras entidades; a exemplo da importante atuação do Comitê Técnico de Olerícolas, Flores e Ornamentais.
Reconhecimento e participação dos associados
Álvaro Peixoto, atual diretor suplente de Sementes, ressaltou que nesta eleição houve mais interessados do que cargos disponíveis, ao contrário de eleições anteriores. Segundo ele, a representação da Diretoria de Mudas de Hortaliças, por um associado do próprio segmento, é algo extremamente positivo e refletirá em maior participação deste segmento na Associação.
De acordo com a assessora técnica de Ornamentais, Ana Paula Sá Leitão van der Geest, é essencial que os diretores executivos dos segmentos sejam atuantes e ofereçam respaldo aos trabalhos dos colaboradores para a correta execução das ações e projetos da Associação.
Reforçando o papel fundamental do associado na ABCSEM, Adriana Pontes falou do engajamento e dos resultados conquistados pelos Grupos de Trabalho (GTs), em especial do Comitê Técnico, composto por associados que dedicam seu tempo e conhecimento na discussão de importantes assuntos de interesse do setor, principalmente relacionados a assuntos técnicos de regulamentação, como a revisão e a elaboração de normativas.
Ao final, Francisco Sallit, em nome dos associados e colaboradores, homenageou o associado Sr. Abraham Margossian, como sócio da ABCSEM pioneiro no desenvolvimento de atividades comerciais na área de sementes, pelo acompanhamento pessoal das ações da ABCSEM desde a fundação e pela participação efetiva em todas as reuniões da entidade.
Diretoria e colaboradores – 2010/2011
DIRETORIA
• Presidente: Luis Eduardo Rodrigues (Isla Sementes)
• Vice-Presidente: Adriana Luzia Pontes (Feltrin Importadora de Sementes)
• Diretor Executivo de Sementes: Carlos Shogi Kishimoto (Sakata Seed Sudamérica), que terá como suplente Álvaro Peixoto (Monsanto)
• Diretor Executivo de Mudas de Hortaliças: Joaquim Mesquita do Amaral (Sítio Viverão), com suplência ocupada por Vitor Ciccolin (Horticitrus)
• Diretor Executivo de Mudas de Ornamentais: Inês Paula Wagemaker (CGO Assessoria de Comércio Exterior), que terá como suplente Luiz Otávio Cavicchio (Petrus Schoenmaker)
• Secretário: Francisco Assef Sallit (Syngenta Seeds), com a suplência de Vitor Hugo Soares Müller (Agristar do Brasil)
• Tesoureiro: Gerard Vrolijk (Incotec América do Sul Tecnologia de Sementes), que terá como suplente Massatoshi Noda (Takii do Brasil)
• Presidente do Conselho Fiscal: Joelson André de Freitas (Nunhems do Brasil) e conselheiros fiscais: Luiz Jorge Wanderley da Gama (Hortivale – Sementes do Vale) e Pedro Rossi (Eagle Sementes)
COLABORADORES
• Coordenadora Executiva: Mariana Ceratti
• Consultor de Relacionamento Institucional: Márcio Nascimento
• Consultor Contábil: Manuel Alves da Silva
• Assessora Técnica de Ornamentais: Ana Paula Sá Leitão van der Geest
• Assessora de Imprensa: Marlene Simarelli
• Assessor Jurídico: Francisco de Assis Garcia
ArtCom Assessoria de Comunicação
Contatos: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br