Novas ferramentas no site da Epagri/Ciram informam sobre eventos extremos

O Agrometeorologista Angelo Massignam, pesquisador da Epagri/Ciram, apresentou nesta terça-feira (18/05), produtos gerados por meio do projeto Finep 14.

São ferramentas disponibilizadas no site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.sc.gov.br) que objetivam integrar informações referentes a eventos meteorológicos extremos para auxiliar na tomada de decisões.

A apresentação ocorreu durante reunião do Grupo Técnico Científico para Prevenção de Catástrofes Naturais em SC (GTC), no auditório da Epagri, em Florianópolis. Os presidentes da Epagri, Luiz Hessmann e da Fapesc, Diomário Queiroz abriram o encontro. Massignam, coordenador do Finep 14, apresentou, a partir das 10h45min, seis produtos: probabilidade de ocorrência de tempestade em SC; previsão de ocorrência de geada em SC; sistema de previsão hidrológica para a bacia hidrográfica do rio Araranguá; aviso de temperatura mínima extrema em SC (ilustração); aviso de temperatura máxima extrema em SC; mapa de vulnerabilidade de chuvas intensas em SC.

Os primeiros cinco produtos já estão prontos e publicados no site da Epagri/Ciram. O sexto, que trata das regiões vulneráveis às chuvas intensas no Estado, está em fase final e deve ser publicado no site da Epagri/Ciram até a próxima semana. As ferramentas visam fornecer informações para os meios urbano e rural, alertando para a ocorrência de eventos extremos e buscando minimizar os prejuízos diante de tais fenômenos.

A reunião do GTC apresentou outros projetos em desenvolvimento pelos membros do próprio Grupo e propostas de trabalho para os próximos meses. O GTC foi criado pelo governo do Estado em dezembro de 2008, após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no mês anterior. O grupo reúne pesquisadores de diversas instituições estaduais e nacionais (universidades, institutos, ministérios etc), é de caráter permanente e tem na Epagri uma de suas coordenadorias técnicas.

À tarde, membros da missão japonesa estiveram presentes no Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres. Foram abordadas as semelhanças e diferenças entre as enchentes da Bacia do Itajaí e de rios do Japão. Também ocorreram palestras sobre deslizamentos, o Plano da Bacia do Rio Itajaí que vem servindo de subsídio para o estudo da JICA e o Sistema Estadual de Defesa Civil.

Fonte: Gisele Dias (Epagri/Ciram)
(48) 3239-8160 / www.epagri.sc.gov.br