O Blog Hort@ Viv@ está disponibilizando as curvas de crescimento e absorção nutrientes de cenoura para seus seguidores, e também, sugestões de nutrição para o cultivo de cenoura, mas, somente para quem enviar a análise de solo pelo e-mail: julianogrossi@tecseed.com.br juntamente com uma breve descrição do local: altitude, o que havia na área antes, tipo de solo e etc.
O crescimento da cenoura foi estudado primeiramente por Fernandes et al (1972), observando que o comprimento da parte aérea é crescente até os 80 dias, quando se estabiliza. Em relação ao peso seco da raiz, (Fig. 1) verifica-se que há um aumento brusco linearmente dos 65 aos 75 dias onde acontece mais de 60% de seu enchimento de raiz segundo Peña (1996).
Figura 1: Curva de crescimento de cenoura, cultivada à campo. Peña (1996).
De acordo o gráfico de absorção de nutrientes em cenoura, podemos ver que as fases mais críticas de adubação são depois de 30 dias.
Eu particularmente recomendo adubações a cada 10 dias.
Sendo que a faze entre 40 à 50 dias e 75 a 85 dias, depois da germinação, são as fases mais críticas de cobertura de potássio.
Pode-se afirmar, analisando os dois gráficos, de uma maneira geral que, depois de 75 dias da germinação não há necessidade de realizar mais aplicações de nitrogênio em cenoura, pois não temos mais crescimento radicular e não precisamos mais do crescimento da parte aérea.
Figura 2 : Curva de absorção de macronutrientes em cenoura, cultivada à campo. Peña (1996).
Segundo Fernandes et al (1972), verificaram que até os 55 dias de idade foi reduzida a absorção de nutrientes, apresentando-se sempre crescente até os 95 dias os nutrientes P, Ca, N, e K e os nutrientes S e Mg caíram sua absorção depois dos 85 dias.
Fonte: Blog Horta Viva