Segundo a Emater, foram atingidas 1.010 localidades, num total de 37.824 propriedades rurais
Os prejuízos causados pelas chuvas no setor agrícola em novembro de 2009 e no início de janeiro deste ano chegam a R$ 717 milhões, segundo levantamento da Emater/RS divulgado esta semana. As áreas que registraram fortes precipitações estão localizadas em 65 municípios das regiões da Depressão Central e dos vales dos rios Taquari e Pardo. Foram atingidas 1.010 localidades, num total de 37.824 propriedades rurais, basicamente da agricultura familiar.
De acordo com a Emater, ocorreram prejuízos nas atividades produtivas e na infraestrutura das propriedades e nas estradas vicinais, bem como na rede elétrica e de telecomunicação. Foi afetada a produção de olerícolas (1.509 produtores atingidos), fruticultura (1.192 produtores), floricultura (271 produtores), leite (1.786 produtores) e de animais diversos (644 produtores). Também foi contabilizada a morte de 4,5 mil cabeças de suínos e de 151 mil frangos.
“Nos valores também estão contabilizados os prejuízos que os agricultores tiveram com o fumo e os principais grãos”, observa o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento. Segundo o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, “os danos mais graves estão nas culturas do fumo, arroz e trigo, que tem o prejuízo contabilizado devido ao término da colheita”.
Conforme o assessor da diretoria técnica da entidade, Célio Colle, a Emater continuará acompanhando e atualizando os prejuízos decorrentes das chuvas. “As perdas informadas neste levantamento são preliminares”, afirma. Uma pauta de reivindicações do setor agropecuário gaúcho foi entregue nessa terça-feira (19), em Brasília, por uma comitiva liderada pelo secretário da Agricultura. Foi apresentado um relatório preliminar de perdas do setor, além de pauta para a liberação de recursos.
Fonte: Diário de Canoas