Pesquisa do projeto Brazilian Fruit revela hábitos de consumo de frutas por brasileiros e estrangeir





Curiosidade. Esta é a percepção que turistas estrangeiros apontam quando apresentados a frutas como o caju, a goiaba e o açaí. Os dados foram mensurados durante a última edição da pesquisa do projeto Brazilian Fruit – iniciativa do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX- Brasil), realizada em 2008. A análise integra a ação Turismo Saudável, campanha que promove a degustação de frutas brasileiras para visitantes que acompanham a etapa brasileira do grande prêmio de Fórmula 1.

Realizado nos hotéis oficiais da F1, o estudo ouviu 92 hóspedes, em sua maioria estrangeiros, e revelou que para 84,4%, as frutas são o alimento preferido para o café da manhã. Deste total, praticamente a metade (46,7%) consome o alimento diariamente. Durante os três dias da ação – de 31 de outubro a 2 de novembro de 2008 -, os visitantes experimentaram frutas tipicamente brasileiras como abacaxi, limão, manga, uva, pêssego, melancia, mamão papaia, entre outros.

Entre as frutas degustadas durante a ação, a preferida pelos estrangeiros foi a manga, com 21%, seguida pelo mamão papaia com 18%. Ao serem perguntados sobre quais frutas têm como hábito consumir em seus países de origem, 42% respondeu que é a banana, seguida pela manga.

“Com a pesquisa pudemos avaliar quais os interesses dos estrangeiros nas frutas brasileiras, e assim traçar estratégias para que essas frutas cheguem ao mercado externo”, afirma Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf. “Descobrimos, por exemplo, que frutos da Amazônia ou os considerados mais exóticos, têm grande espaço na mesa desses consumidores. Este é um indicador importante para nossas ações futuras”.

Neste ano, a ação aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, nos hotéis oficiais (Sofitel, Hilton, Caesar Business e WTC-Sheraton) da Fórmula 1, na cidade de São Paulo (SP). Durante o evento, os turistas e profissionais que vieram à cidade, para a realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, degustaram diversos tipos de frutas frescas e processadas durante o café da manhã nos hotéis participantes.

Perfil Brazilian Fruit
O programa Brazilian Fruit é realizado desde 1998 pelo Ibraf em parceria com a APEX-Brasil, com o objetivo de promover as frutas brasileiras e seus derivados no exterior, consolidando a imagem do Brasil como grande produtor e exportador de frutas frescas e processadas com qualidade, diversidade e salutabilidade.

Em 1998 o projeto teve início com a promoção de 4 frutas frescas, atualmente agrega mais de 20 produtos frescos e processados. Os frutos desta iniciativa, podem ser percebidos nos resultados das exportações: em 1998 foram exportadas 296 mil toneladas de frutas frescas, já em 2008,o volume saltou para 888 mil toneladas. Quanto às frutas processadas em 2007 foram exportados US$ 2,7 bilhões.

Além do aumento das exportações, cabe destacar nos últimos anos o crescimento no número de empresas exportadoras, dos tipos de frutas exportadas e dos países de destino das exportações.

Site: www.brazilianfruit.org


Fonte: Ascom projeto Brazilian Fruit