Pimenta Será Fonte de Renda do Programa Jovens Lideranças

Um projeto de plantação de pimenta pode se tornar uma alternativa de renda para alunos do Programa Jovens Lideranças Cooperativista da Cooperativa de Turismo Rural de Penedo (Cooptur-Rural). Através da Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) a Cooptur-Rural e a Cooperativa de Colonização Agropecuária de Penedo (Coopenedo) estão se preparando para começar a plantar mudas de pimenta.

A geração de renda para os formandos do Programa Jovens Lideranças é uma das preocupações da OCB/AL e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas (Sescoop-AL). “Esses jovens foram capacitados, sabem trabalhar, agora eles precisam de uma fonte de renda. Aí entra a OCB/AL para ajudar nesse processo”, explica Marivá Pereira, gerente de capacitação do Sescoop-AL.

Há alguns meses um técnico agrícola fez um levantamento das culturas que são plantadas pelos cooperados das duas unidades e ainda mapeou o solo, coletando amostras para análise afim de observar qual o melhor tipo de plantação a ser desenvolvida no local. “Estamos esperando apenas o resultado da análise para começarmos a plantar. Acredito que até junho o processo de plantação já tenha começado”, afirmou Ronaldo Luís dos Santos, presidente da Cooptur-Rural.

O presidente da Cooptur informou que inicialmente será disponibilizada uma área de um hectar para a plantação. Ao todo serão 180 pés de pimenta, cujos cuidados e os rendimentos serão divididos entre os alunos. O projeto conta com a parceria da Cooperativa Pindorama, que já garantiu a compra do produto.

O Sescoop/AL em parceria com a Cooptur-Rural conseguiu formar no último dia 19, 26 jovens no Programa Jovens Lideranças.

As informações são da assessoria de imprensa.
 

Fonte: Agrolink

Fonte: Agrolink