Produção de hortaliças supera 203 mil toneladas

O cultivo de hortaliças, também conhecida como olericultura, gera faturamento superior a R$ 387 milhões ao ano no Distrito Federal. Plantio ocupa 40 mil pessoas, gerando 30 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. Quatro mil e quinhentos produtores cultivam sete mil hectares em diversas regiões

As hortaliças são alimentos indispensáveis para garantir uma refeição balanceada. Por isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) – por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – elegeu a olericultura – cultivo de hortaliças – como um dos programas prioritários.

Somente no Distrito Federal, neste ano foram produzidos mais de 203 mil toneladas desses alimentos. O faturamento chega a superar R$ 387 milhões. A prática também é considerada a atividade agrícola que mais emprega, gerando 30 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

De acordo com a Emater, Brasília se destaca nacionalmente na produção de pimentão, morango, e no sistema orgânico de hortaliças, exportando tecnologias em âmbito nacional e internacional. São sete mil hectares, com 4,5 mil produtores – sendo 80% deles agricultores familiares e 20% patronais que cultivam mais de 70 espécies de hortaliças. São folhosas, frutos, raízes, bulbos e tuberosas. Tipos são diferenciados em cores e tamanho, nos sistemas convencionais, protegidos e orgânicos.

Cursos de capacitação

Para dar continuidade à cadeia produtiva de hortaliças, a Emater promove cursos de capacitação de extensionistas, produtores e trabalhadores. Além disso, a empresa realiza um trabalho de incentivo à comercialização e produção de alimentos seguros.

Consumo nutritivo

As hortaliças podem ser consumidas cruas (em saladas), em sucos ou em preparações (cozidos, sopas, purês, pudins, suflês, recheados, fritos, sauté, ensopados, refogados, gratinados e como recheios de bolinhos e croquetes). Os nutricionistas reforçam que o consumo de vegetais crus garante um maior aporte de vitaminas e minerais, considerando que o processo de cozimento acarreta em perdas significativas de alguns micronutrientes. Entretanto, independente da forma de consumo, o importante é ter consciência que os vegetais são alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas que vão nutrir o organismo de saúde.

Serviço

Os interessados em iniciar uma exploração rural podem procurar o Programa de Olericultura, na Emater/DF. Para informações complementares entre em contato pelo e-mail geagr@emater.df.gov.br ou ainda pelos telefones (61) 3340-3078 ou 3340-3066.

Rafaella Osler – Agência Brasília

Foto
Olericultura: Programa de cultura de hortaliças é valorizado pelo Governo do Distrito Federal

Fonte: Agência Brasília