A regulamentação dos produtos orgânicos, o diagnóstico das áreas degradadas no bioma Amazônia e o avanço do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) foram alguns dos destaques da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), em 2009. A implantação de projetos pilotos de gestão de microbacias, principalmente na região Sul, e a produção sustentável também foram apontados pelo diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), Sávio Mendonça.
Em entrevista, o diretor adiantou que, em 2010, os projetos de transferência e difusão de tecnologias avançarão para a Amazônia e a região Nordeste. Também serão implantados SPI para as hortaliças, cana-de-açúcar e frutas tropicais em sistema agroflorestal.
1) De que forma o Ministério da Agricultura apoiou a produção sustentável em 2009?
Sávio Mendonça – Elaboramos projeto de recuperação de áreas degradadas na Amazônia, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Ministério do Meio Ambiente. Encaminhamos a gestão sustentável de microbacias no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Demos início a projetos pilotos para definir normas técnicas de Sistemas Agropecuários de Produção Integrada para trigo, soja, café, amendoim, feijão, frutas e flores tropicais. Ainda, estabelecemos a regulamentação para cultivo de sistema orgânico no País e incluímos nos currículos escolares informações sobre agroecologia.
2) Há também projetos de práticas sustentáveis na Amazônia. Quais são ?
Sávio Mendonça – Estamos finalizando a construção da política governamental de estímulo à adoção de práticas sustentáveis para a Amazônia, com o objetivo de qualificar o agronegócio naquela região a partir da pecuária e agricultura sustentáveis. Também estabelecemos padrões técnicos para que o agricultor possa produzir visando a certificação em sistemas de produção integrada e orgânica, promovendo a geração de alimentos seguros para o consumidor.
3) Quais as atividades previstas para o próximo ano?
Sávio Mendonça – Vamos ampliar a rede de produção orgânica e executar o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia e de Unidades de Referência Tecnológica em Paragominas e Marabá, no Pará, Ji-Paraná/RO, Alta Floresta/MT e Lábrea/AM. Em 2010, continuaremos com a estruturação do sistema de certificação de produtos orgânicos e vamos expandir o fomento ao sistema agroecológico. Também temos como meta avançar em mais dez novos projetos de Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) para a cana-de-açúcar, milho, algodão, hortaliças, guaraná e frutas em sistema agroflorestal e investiremos na capacitação de técnicos extensionistas.
Fonte: MAPA