Projeto desenvolve horta no Lar de Crianças Santa Rita

Damião Duque de Farias, reitor da UFGD, em visita recente ao projeto no Lar Santa Rita – (Foto: Néstor Zárate) 

Lar de Crianças Santa Rita recebe o projeto de horta caseira e horto de plantas medicinais desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As hortaliças são produzidas de forma orgânica e ajudam a complementar a alimentação das crianças que, assim, aprendem hábitos alimentares saudáveis. Da mesma forma, as crianças e os funcionários do Lar aprendem a lidar com as hortaliças para a manutenção das hortas.

Entre os alimentos gerados estão rabanetes, beterrabas, alfaces, salsinhas, chicórias, cebolinhas, cenouras, e almeirão.

O projeto é coordenado pelo professor Néstor A. Heredia Zárate, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), com cinco alunos do 8º semestre do Curso de Agronomia que colocam em ação as teorias, práticas e pesquisas da disciplina de Olericultura. Esse projeto também é desenvolvido no Orfanato Ebenézer e no Lar do Idoso.

A formação de uma horta, com espécies de maior valor nutritivo e maior uso alimentar, e a formação de um horto de plantas medicinais, permite que as pessoas tenham um contato direto com a terra e o prazer de se sentir útil com ele mesmo e com as pessoas de seu redor.

As técnicas de cultivo ensinadas são preparo do solo, formação de canteiros, semeadura, plantio, transplante, amontoa, irrigação, capinas e colheita.

No projeto atual está previsto a implantação de um horto de plantas medicinais que será composto de 15 espécies mais conhecidas pela medicina popular e que será coordenado pela Profa. Maria do Carmo Vieira, da FCA.

Fonte: Agora MS