Manual Técnico Cultivo de Hortaliças 2015 – 3ª Edição

Autor: ABCSEM 

Arte e Diagramação: Flavio Mazziero Neto e Caio Frison (Finco Agrocomunicação)

Revisão Técnica: 

Antonio Ismael Inácio Cardoso: Eng. Agrônomo, Prof. Adjunto, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP
Felipe Oliveira Magro: Eng. Agrônomo, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí/SP

Especificações: ano 2015. 100 páginas. 10.000 exemplares.

Patrocínio: Agristar, Bejo, Blue Seeds, CGO, DuPont, Electro Plastic, Feltrin, Forza Fertilizantes, Guarany, Hazera, HM Clause, Hortec, Horticeres, Incotec, Isla, Monsoy/Seminis, Raquel Kussama, Sakata, Syngenta, Takii, TMF.

Sinopse:

Como parte integrante do projeto 45 anos da ABCSEM, apresentamos a 3ª edição do Manual Técnico de Hortaliças. Nosso objetivo é trazer às suas mãos informações técnicas atualizadas e relevantes sobre o cultivo das principais hortaliças no Brasil. Nas páginas deste manual, você encontrará informações das espécies olerícolas que são propagadas por sementes e algumas propagadas vegetativamente. Tais informações foram cuidadosamente revisadas e atualizadas em um trabalho coordenado pelo Dr. Antonio Ismael Inácio Cardoso, professor do Departamento de Horticultura da UNESP de Botucatu e pelo Eng. Agrônomo Felipe Oliveira Magro da prefeitura de Jundiaí/SP.
De forma simples e direta, trazemos orientações de manejo e boas práticas que contribuem para o aumento da produção com qualidade e sanidade.
Trata-se de um manual prático com orientações gerais, resultantes do conhecimento, observação e experiência de vários profissionais, acumulados ao longo dos anos.
Por ser de caráter geral, as recomendações apresentadas devem ser utilizadas com bom senso, levando-se em consideração fatores regionais, como clima, altitude, longitude, latitude e solo, além de outras variáveis, como pressão de pragas e doenças locais. Por conta disso, a orientação profissional de um engenheiro agrônomo é recomendada.
Nestes 45 anos de existência, A ABCSEM tem sempre trabalhado no desenvolvimento e reconhecimento da importância socioeconômica da cadeia produtiva de hortaliças. Esperamos que a publicação desta obra seja mais uma contribuição para a difusão de informações, fator essencial para a evolução deste segmento fundamental na produção de alimentos saudáveis e nutritivos para o país. Agradecemos o valoroso trabalho do Professor Ismael e sua equipe, que não mediram esforços para trazer às suas mãos esta edição revisada e atualizada.

Paulo Koch
Engenheiro Agrônomo
Diretor de Projetos da ABCSEM