Região de Mossoró (RN) recebe nova Estação Experimental da Agristar

Nova unidade da empresa foi inaugurada no dia 21 de janeiro, na cidade de Baraúna (RN)

A Agristar, líder no mercado nacional de sementes para hortifruticultura, inaugurou oficialmente, no dia 21 de janeiro, a Estação Experimental no município de Baraúna (RN).

Durante o evento, a empresa promoveu um Open Field Day (Dia de Campo) para recepcionar os produtores, revendas da região, compradores, distribuidores e fornecedores internacionais. “A inauguração da Estação ocorreu em um período pontual para a cultura do melão, o final da safra 2009. Conseguimos reunir no evento todas as principais empresas exportadoras de melão e produtores associados. A presença dos fornecedores internacionais foi muito importante, pois puderam conhecer melhor o mercado nacional e as necessidades de toda cadeia produtiva do melão, direcionando a pesquisa dos novos materiais”, explica o Gerente da Divisão Topseed Premium, Rafael de Morais.

A nova unidade desenvolverá, a partir dos produtos da empresa, variedades que se adequem ao clima quente do Nordeste do país e apresentem alta resistência às principais doenças da região. “O trabalho na Estação visa a seleção de produtos com mais qualidade e boa produtividade. Um dos principais focos  será o teste de materiais que apresentem resistência à mosca minadora”, afirma o responsável pela Estação Experimental Mossoró, Halen Vieira.

A nova unidade da empresa foi instalada no mais importante polo de produção de melão do país. “A Agristar é hoje líder no mercado de melão amarelo, com a variedade Goldex, que apresenta alto Brix e excelente pós-colheita, características importantíssimas para o mercado de exportação”, comenta Halen.

Além do melão, outros produtos como melancia, tomate, pimentão e cebola também serão testados na nova Estação, porém o foco principal da unidade será os testes de produtos para o mercado de exportação. “Pretendemos apoiar o desenvolvimento da agricultura e a qualidade de vida das pessoas da comunidade local. A unidade será nossa referência para toda a região Nordeste, e tem como objetivo a seleção de produtos adaptados às condições e características locais de cultivo”, explica o Diretor de Desenvolvimento de Produtos, Maurício Pellegrini Coutinho.                                                                                                           

Outro ponto importante do evento foi a presença da equipe técnica da Agristar, que esteve em contato direto com os produtores da região. “A instalação de Estações estrategicamente localizadas em importantes polos do país, além de estreitar o relacionamento com os produtores, possibilita à equipe comercial mostrar os materiais a campo ao produtor. Esperamos que a Estação Experimental de Mossoró nos possibilite promover demonstrações dos materiais comerciais, e avaliar os novos produtos que poderão entrar para o portfólio da linha Topseed Premium”, ressalta Rafael, referindo-se às demais Estações Experimentais da Agristar localizadas em Santo Antonio de Posse (SP), Orizona (GO) e Ituporanga (SC).

“A Agristar tem concentrado seus investimentos nas Estações Experimentais sempre visando o desenvolvimento de produtos que não só proporcionem maior rentabilidade ao agricultor, mas também qualidade ao consumidor final, principalmente em se tratando de um público exigente, como é o caso do consumidor de melão”, finaliza Maurício.

Fonte: Attuale Comunicação