O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta terça-feira um plano de ajuda ao setor agrícola de 1,65 bilhão de euros, que contempla 650 milhões de um “apoio excepcional” e um bilhão de euros em empréstimos.
“Vim propor um plano sem precedentes de apoio excepcional para nossa agricultura que compreende um bilhão em empréstimos bancários e 650 milhões de euros de apoio excepcional do Estado”, afirmou Sarkozy após uma reunião com produtores de leite de Jura, departamento da região leste da França.
O presidente francês explicou que a quantia de um bilhão de euros em empréstimos ao setor agropecuário terá uma taxa de juros de 1,5% ou de 1% para os jovens.
“O objetivo é permitir que cada agricultor em dificuldades possa sanear sua situação financeira e investir para a próxima temporada”, completou Sarkozy.
“A França não abandonará sua agricultura”, destacou o presidente francês.
Sarkozy anunciou a série de medidas mais de uma semana depois de uma forte mobilização de agricultores e pecuaristas de todo o país reunidos na poderosa Federação Nacional de Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA), que incluiu um grande protesto na avenida Champs Elysées, em Paris.
Fonte: France Presse