O Núcleo de Classificação Vegetal, Laboratórios, Sementes e Mudas (Nucla) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) reinaugurou no dia 29, às 8 horas, seu Laboratório de Análise de Sementes de Produção – LASP. As novas instalações receberam o investimento de R$ 187.253,00.
O Núcleo de Classificação Vegetal da SDA realiza um trabalho importante para o controle da qualidade dos grãos e das hortaliças que chegam à mesa do cearense. Composto por 60 profissionais, entre químicos e engenheiros agrônomos, o setor avalia os produtos agrícolas importados e oriundos do mercado interno. De acordo com o supervisor da SDA, Josias Félix Lima, a secretaria tem um contrato firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), que delegou ao Governo do Estado a função de averiguar a procedência dos produtos e emitir certificados de qualidade.
A SDA dispõe de uma equipe de profissionais que se revezam 24 horas nos portos do Mucuripe e do Pecém, além da central que funciona na sede da Secretaria e de seis potos espalhados nos municípios de Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro, Quixadá e Sobral. Em cada um desses postos existem os laboratórios químicos, onde são avaliados os óleos vegetais, as farinhas de mandioca, de trigo, além dos laboratórios de sementes. Mas o supervisor da SDA explica que o certificado só é obrigatório para os produtos importados, portanto cabe ao consumidor que optar por comprar produtos nacionais ficar atento àqueles que possuem o certificado. “É a segurança de levar para casa um produto de alto nível”, esclarece.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SDA – Governo do Estado do Ceará