Por Sophia Gebrim
“O setor de flores e plantas ornamentais espera crescimento de 10% no faturamento bruto em 2010”, afirmou o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, Renato Opitz.
Ele falou durante reunião, quarta-feira (28/04), em Brasília. Ele acrescentou que o setor faturou R$ 750 milhões, em 2009, e deve alcançar R$ 825 milhões neste ano.
Optiz atribui esse crescimento à recuperação da economia mundial e melhoria na qualidade e acesso ao mercado de flores. “Nosso produto está cada vez melhor, mais cidades brasileiras estão comercializando flores e plantas ornamentais. Isso acontece, em grande parte, pelo aumento da oferta em supermercados e grandes redes comerciais, como os garden centers”, explica. O presidente da Câmara Setorial defende, ainda, que as flores fiquem mais baratas e acessíveis.
São Paulo é responsável por 75% da produção de flores e plantas ornamentais e por mais de 50% do consumo nacional. Ao todo, 95% são destinadas ao consumo interno e 5% seguem para países como Estados Unidos, União Europeia e Japão. As flores mais vendidas no Brasil são as rosas e, no caso das plantas envasadas, as orquídeas.
Fonte: Mapa