O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defende o plantio direto como uma medida capaz de reduzir as emissões de CO2. De acordo com Stephanes, as tecnologias da Embrapa ajudam a estabelecer critérios para uma agricultura sustentável. “Ao adotar o plantio direto na palha, sequestra-se carbono, porque a terra revolvida provoca esse efeito e o bom manejo do solo também é um grande aliado”, afirmou.
De acordo com Stephanes, “o solo, em si, já é um depósito de carbono e, em cima dele também há carbono. A agricultura é responsável por metade das emissões desse gás.” O ministro esteve presente ao Workshop Internacional de Créditos de Carbono para o Sistema Cooperativista, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Durante o evento serão discutidas questões como as políticas públicas e privadas para a mitigação das mudanças climáticas, experiências técnico-institucionais no mercado de carbono e oficinas de trabalho sobre estratégias para incluir o setor agropecuário no mercado de carbono.
Fonte: Terra