(Crédito da foto: Gustavo Black)
Nova espécie originada pela polinização cruzada das pimentas malagueta e bode-roxa
Com uma história de vida guiada pela preocupação social, o técnico agrícola Leonam Moreira, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, sempre buscou algum meio de garantir o sustento de famílias carentes. Durante um experimento com várias pimentas, ele descobriu uma nova espécie originada pela polinização cruzada das pimentas malagueta e bode-roxa.
Batizada de Pimenta Uberabinha, a planta possui características interessantes e diferenciadas. A descoberta tem ampliado as ações e sonhos do mineiro a favor da justiça social. Desde que se tornou o primeiro empreendedor individual formalizado em Uberaba, Leonam cria oportunidades e beneficia famílias da região, com a agricultura familiar, por meio do Projeto Uberabinha, de cunho social.
Leonam seguiu os passos do pai e fez carreira na Polícia Militar durante 15 anos. Largou a farda para se dedicar ao trabalho humanitário. Para seu sustento, ele dá aulas particulares de violão. Com um grupo de voluntários, viajou pelo interior de Minas Gerais. “Passamos muito tempo viajando, ajudando as pessoas necessitadas, distribuindo comida, roupa e lazer”, lembra.
O empreendedor conta que, na época, mesmo abraçado à causa social, sentia que suas ações eram paliativas. “Eu tinha um ímpeto de descobrir uma forma de as pessoas garantirem o seu sustento de forma independente”.
Instigado, Leonam voltou aos estudos, terminou o ensino médio, formou-se Técnico de Agricultura e Zootecnia e este ano se gradua em Ciências Sociais. Em 2006, bolsista de Iniciação Científica da Fapemig Júnior, enquanto fazia testes de polinização cruzada com diferentes espécies de pimenta em seu quintal, notou que uma das variedades era diferente das demais. “Fui orientado a isolar a planta, concentrar meus estudos nela e supervisioná-la durante dois anos. Com isso obtive resultados maravilhosos e um fruto diferenciado”.
A descoberta, que homenageia a cidade de Uberaba, teve grande reconhecimento e despertou a curiosidade em todo o Brasil. O sucesso da Pimenta Uberabinha é fruto de um trabalho experimental desenvolvido entre 2006 e 2008. Nesse período, Leonam percebeu que cada vez mais conseguia um fruto aprimorado, resistente a pragas e que produzia quase o dobro de frutos, com periodicidade maior que as pimentas tradicionais, sem o uso de agrotóxicos em todo o processo.
SEM BUROCRACIA
O primeiro empreendedor individual de Uberaba lembra que o processo de formalização destinado aos trabalhadores autônomos que pretendem legalizar seus negócios, foi simples e sem burocracia. Agora, ele trabalha apoiado por parceiros e sócios na produção, comercialização e distribuição da Pimenta Uberabinha e dos condimentos artesanais feitos à base da nova espécie.
De acordo com Sabina de Oliveira, técnica do Sebrae Minas Gerais em Uberaba, Leonam recebeu orientações sobre como se tornar um empreendedor individual (EI) em seu primeiro contato com a instituição.
Para mais informações contate: Leonam Moreira – pimentauberabinha@hotmail.com
Fonte: Portal Agrosoft / Sebrae Minas Gerais