O clima e a preservação ambiental também foram aspectos valorizados por Fava Neves
O especialista em Agronegócio e professor da USP, Marcos Fava Neves, e o diretor de perecíveis do Grupo Walmart – líder mundial em varejo -, Fábio Cyrillo, participaram do painel Tendências de Mercado no Congresso Nacional da Gestão do Agronegócio – Agrogestão 2010 – e apresentaram alternativas para responder a questão “Como o agronegócio deve se preparar para as novas demandas de mercado?”
Fava Neves abriu o painel, elencando aspectos que devem ser observados para garantir a competitividade e se preparar para o mercado numa perspectiva de 10 anos futuros. Entre eles, está a integração econômica, na qual ganham importância as cadeias de suprimentos e o aumento da demanda de alimentos pelos países emergentes. Como exemplo, ele citou a China que conta com um aumento no poder aquisitivo da população e por outro lado, não tem recursos naturais para atender a demanda de alimentos, inclusive da proteína, que é produzida em Santa Catarina. A distribuição de renda também tem possibilitado o surgimento de novos consumidores e o crescimento do mercado de consumo.
O clima e a preservação ambiental também foram aspectos valorizados por Fava Neves. Segundo ele, o diferencial competitivo também estará na capacidade de oferecer produtos sustentáveis, que não agridam o meio-ambiente. Atitudes que podem trazer resultados positivos são a diminuição na emissão de carbono, a adaptação às mudanças climáticas e a utilização de embalagens recicláveis, entre outras.
Outro aspecto importante, apontado pelo professor, é a utilização de novas tecnologias que possibilitem a informação e transparência com o consumidor. “É fundamental adotar novas tecnologias sem perder o relacionamento com o cliente”, ponderou. De acordo com Fava Neves, o advento da internet e a valorização do Brasil no exterior, vivenciados pela geração atual, contribuíram para melhorias nas relações comerciais.
Na opinião de Fava Neves, a comunicação é um dos aspectos que precisa ser observado com atenção. “A comunicação é um dos pontos em que ainda somos fracos e que precisamos trabalhar, seja usando os novos meios de comunicação, utilizando a comunicação próativa, com a participação de todos os envolvidos”. É necessário jogar o jogo mundial”. Ele também alertou para a imagem do país no exterior, considerando as questões ambientais, condições de trabalho e outros aspectos de responsabilidade social e ambiental. Afirmou que estamos na “era da simplicidade”, na qual será considerado o estilo, a criatividade, a adaptabilidade e a competência.
Fabio Cyrillo inicou a apresentação questionando “o que pensa o consumidor de 10 anos? O que ele irá querer do mercado quando estiver com 20 anos? Quais são os hábitos desse consumidor? O que esse consumidor pensa sobre sustentabilidade? Para responder tais perguntas, Cyrillo citou pesquisas que indicam um consumidor que quer qualidade, confiança no local da compra, atendimento e preço justo.
O diretor do Grupo do Walmart disse que quanto aos alimentos, algumas características do novo consumidor são a escassez do tempo, o aumento da frequência de compra, a observação das informações nutricionais nas embalagens e a praticidade, entre outros.
A responsabilidade social e ambiental também foram apontadas por Cyrillo como fundamentais para garantir a competitividade no mercado e atender os consumidores exigentes. Assim como Fava Neves, Cyrillo enfatizou a importância da transparência e da da clareza nas informações sobre a procedência dos produtos, entre outros. Uma das tendências do mercado será, cada vez mais, a exigência de certificação dos produtos.
Sobre o Walmart, Cyrilo disse que atualmente o grupo está em 16 países, conta com 8500 lojas e, em 2009, o faturamento foi de U$ 405 bilhões. No Brasil são 436 lojas e 80 mil funcionários.
Para as cooperativas, tanto Fava Neves e Cyrillo concordaram e sugeriram que é importante, não apenas observar as questões de rastreabilidade, qualidade e procedência, mas tornar isso visível para o consumidor, através da utilização de estratégias comunicacionais.
Fonte: Portal do Agronegócio / MB Comunicação Empresarial e Organizacional