Uma empreendedora do verde

Ela sempre se interessou por plantas ornamentais, mas, quando decidiu fazer carreira na área de biologia ambiental, Adelaide dos Santos nem de longe poderia imaginar que seria tão bem-sucedida na profissão. Dúvida normal, ainda mais para quem começou vendendo flores decorativas em um pequeno estande na Cobal do Leblon.

— O espaço era um verdadeiro cubículo. Não podia investir muito, mas consegui vender bastante e o negócio ganhou força — conta.

Com os lucros que obteve no comércio de flores e plantas ornamentais, Adelaide decidiu investir em algo maior — passou a desenvolver projetos de paisagismo. Em 1996, ela se mudou para o Recreio dos Bandeirantes, onde abriu a loja Green Life Arte e Paisagismo. Foi nessa época que seu trabalho começou a ganhar grande visibilidade e a atrair clientes importantes, como a apresentadora Xuxa e o pianista Nelson Freire.

No entanto, a paisagista faz questão de frisar que suas conquistas profissionais não aconteceram de maneira fácil. Pelo contrário, Adelaide lembra que trabalhou muito para ser reconhecida no mercado.

— Fui subindo de degrau em degrau, sempre me dedicando ao máximo. No início, sequer tinha um carro para transportar as flores encomendadas pela clientela — lembra.

O esforço de Adelaide foi recompensado e, depois de 15 anos no Recreio, ela se mudou mais uma vez. Atualmente, é proprietária de uma chácara de dez mil hectares na Ilha de Guaratiba — o maior centro de produção de plantas ornamentais do Rio.

Além de se dedicar a projetos de paisagismo, Adelaide está engajada na preservação do meio ambiente. Ela conduz, na Ilha de Guaratiba, uma produção de mudas de restinga e de plantas litorâneas, como cactos, ipês e noranteas.

Fonte: Jornal O Globo