Umidade e frio dão mais qualidade ao morango

Produtores de Monte Alegre do Sul estão animados

A pouca umidade e temperaturas baixas têm favorecido a cultura do morango na região de Monte Alegre do Sul. Segundo o chefe da casa da agricultura de Monte Alegre do Sul, Luiz Fernando Aguiar, com o clima assim o município deve colher 200 toneladas de morango até outubro.

“Os produtores estão podendo controlar a umidade nas lavouras apenas com a irrigação. Isso é um fator importante para o desenvolvimento do morango,” afirma Aguiar.

O produtor Laerte de Sousa Moraes tem 28 mil pés da fruta, e além da quantidade, a região está se destacando pela qualidade do morango. Para ele, este ano é a oportunidade de recuperar os prejuízos do ano passado.

Esse ano a área plantada de Monte Alegre do Sul é 15% maior em relação a safra passada. O objetivo é colher 35 toneladas por hectare e recuperar o prejuízo do ano passado, quando o excesso de chuva, e consequentemente o surgimento de doenças como o mofo cinzento e a antracnose, reduziu a produção pela metade.

Os agricultores orgânicos foram os que mais sentiram os prejuízos. Ronaldo Pereira perdeu 70% da produção e inclusive reduziu a área plantada esse ano. Mas com a boa produtividade do início de safra ele espera compensar as perdas. E acredita que até o preço deve melhorar com a qualidade do produto. “Como teve pouca umidade, o morango tem mais açúcar. Está muito bonita a fruta. Plantei menos, mas vou colher mais,” diz o produtor.

Fonte: EPTV.com – Caminhos da Roça