Workshop aborda o potencial da fruticultura no Pará

Agência Pará

Cláudio Santos/Ag Pa
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José Raimundo, da Sagri, manifestou a crença no potencial do Pará para se tornar referência mundial no mercado de frutas
 
Rodolfo Oliveira/Ag Pa
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Frutas regionais, como o cupuaçu, ganham cada vez mais aceitação em outros mercados
 

 

Assegurar que a fruticultura no Pará seja reconhecida nos mercados nacional e internacional, um dos desafios do agronegócio paraense, foi tema do Workshop “Brazilian Fruit”, que ocorreu nesta quinta-feira (19), na Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa). O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, é uma promoção do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).

 

A diretora de Comércio Exterior da Sedect, Fátima Gonçalves, disse que o aumento da capacidade competitiva da cadeia produtiva frutícola do Pará é um dos compromissos assumidos pelo governo paraense. “O governo investe na diversificação de mercados, no fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), na inovação, na transferência tecnológica, na qualificação de produtos e processos e também no treinamento do empresariado”, enumerou.

 

Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf, ressaltou como a entidade atua no cenário de promoção das frutas e seus derivados no mercado internacional. Segundo ela, o Brasil já é reconhecido como um dos maiores exportadores de alimentos, daí a importância de um plano articulado de divulgação que estimule o desenvolvimento do setor, já que o Pará possui mais de 200 espécies frutíferas com potencial para exportação.

 

Destaque – Solange Mota, presidente do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará (Sindifruta), destacou um produto paraense que desponta na pauta do agronegócio mundial: o açaí. Segundo ela, até outubro deste ano a exportação do produto registrou um crescimento de 13,58% em relação a 2008.

 

Exportada em forma de suco, o açaí tem como um dos principais mercados os Estados Unidos. Dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) apontam que, em 2008, o Pará exportou US$ 23 milhões em sucos de frutas. Desse montante, 90% foram referentes ao suco de açaí.

 

No primeiro semestre de 2009 foram exportados US$ 13,9 milhões em sucos de frutas da região. “A fruticultura é um mercado promissor, principalmente na produção de sucos. Acredito que o Pará tem potencial para se tornar referência mundial na comercialização de frutas”, frisou José Raimundo, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

 

Ele destacou as ações do governo estadual na tentativa de superar gargalos, reafirmar um novo modelo de desenvolvimento para o Estado e atrair novos mercados, como as viagens oficiais à China e à Venezuela, com representantes do governo do Estado e do empresariado.

 

O evento teve apoio da Faepa e do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará (Sindfrutas).

 

Fonte: Ascom/Sedect