Workshop sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo 2011.

  

Em parceria com o Laboratório Agronômica, e com o apoio do Ministério da Agricultura (MAPA), a ABCSEM realizou com sucesso o primeiro Workshop sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo

Com lotação máxima em sala, o evento atendeu às expectativas dos participantes e alcançou seu objetivo de debater os entraves no trânsito internacional de material propagativo, elencando propostas de ações, entre iniciativa privada, Governo e entidades de pesquisa.

Abertura do evento: Luis Eduardo Rodrigues, Adriana Luzia Pontes (ABCSEM), Patrícia de Souza Teló e Valmir Duarte (Laboratório Agronômica)
 
Aconteceu em Campinas, no dia 04 de agosto, o Workshop sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo.
O evento, primeiro de âmbito nacional envolvendo setor e Governo, foi uma iniciativa da ABCSEM (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas) e do Laboratório Agronômica (Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria), e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Entre os 100 participantes, contribuíram nas apresentações e debates, diversos especialistas do setor produtivo nacional e internacional e dos órgãos governamentais responsáveis pela regulamentação do setor, com o objetivo de discutir os critérios técnicos e legais requeridos para atender as exigências impostas pelo mercado globalizado e favorecer a competitividade dos produtos brasileiros no mercado mundial.
Durante as palestras, foram analisados os pontos de vista dos principais elos envolvidos no trânsito internacional vegetal: os empresários (representados pela ABCSEM e seus associados), o controle federal (representado pelo Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA), e a fiscalização agropecuária (representada pelos fiscais dos Serviços de Sanidade Vegetal, também do MAPA).

Palestra sobre Visão Empresarial: Adriana Pontes, Steven Udsen, Johannes de Wit e Paulo Christians (Associados da ABCSEM).

 


Palestra sobre controle oficial: Cósam Coutinho (Diretor do DSV/SDA/MAPA)

Palestra sobre Fiscalização: Rita Lourenço e Emerson Nunes da Costa (Fiscais Federais Agropecuários do SSV/SFA/MAPA ).
Também foram apresentadas palestras sobre os principais entraves e o cenário internacional, no diagnóstico fitossanitário, com a importante participação de especialistas na área de análise e diagnóstico laboratorial (como representantes da Coordenação Geral de Análises Laboratoriais – CGAL –, do Laboratório Agronômica e da Lanagro, entre outros), além de renomadas entidades de pesquisa (a exemplo da Embrapa e do Instituto Biológico).

 


Palestra sobre Entraves Técnicos do Sistema Fitossanitário Mundial: Patrícia de Souza Teló (Laboratório Agronômica)

Palestra sobre Diagnóstico: Francisco Assis (Gerente geral da Agdia Inc. para a América Latina – EUA).
 Já nas mesas redondas que se seguiram ao final do evento – Análise de Risco de Pragas (Mesa 1) e Diagnóstico Fitossanitário (Mesa 2) –, foram debatidos os principais entraves relacionados aos seus temas, e indicadas propostas de soluções e estratégias, a médio e longo prazo, entre iniciativa privada, Governo e entidades de pesquisa.


Mesa Redonda 1 – Análise de Risco de Pragas: Cósam Coutinho, Rita Lourenço, Carlos Kishimoto, Adriana Pontes e Inês Wagemaker.


Mesa Redonda 2 – Diagnóstico Fitossanitário: Romildo Cássio Siloto, Patrícia de Freitas Lima, Valmir Duarte e Gilson Westin Cosenza.
 
Encerrado o evento, a expectativa dos participantes é a de que, já no primeiro semestre de 2012, seja realizada uma segunda edição do Workshop, a fim de se avaliar os resultados das propostas indicadas, e que serão apresentadas oficialmente ao Ministério da Agricultura, visando buscar soluções efetivas e ágeis para os principais entraves relacionados ao trânsito internacional de material propagativo.
As palestras e as principais propostas resultantes do Workshop sobre Trânsito Internacional de Material Propagativo, poderão ser visualizadas no website da ABCSEM: www.abcsem.com.br

A Abcsem agradece o importante apoio do Laboratório Agronômica, e a imprescível colaboração dos patrocinadores, sem os quais não teríamos alcançado o sucesso na realização deste evento.