Em sua terceira edição, o Encontro de Viveiristas, liderado pela associada Clause do Brasil e empresas parceiras, contou com o apoio da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). No evento, que aconteceu no dia 17, no Hotel Sol do Mogi na cidade de Mogi Mirim, estiveram presentes cerca de 110 participantes, entre viveiristas, distribuidores e produtores rurais de todo o Brasil.
Nesta edição, segundo Rafael Simões de Almeida, consultor técnico de vendas da Clause, “houve uma maior abordagem de assuntos e em maior profundidade, totalizando 10 horas de duração, buscando difundir tecnologia e conhecimento aos produtores de mudas de hortaliças bem como a toda a cadeia produtiva”.
Os tópicos abordados foram:
• Tendências do mercado de hortaliças e gestão de negócios de mudas – MN Agro
• Tecnologia de Substratos – Amafibra
• Manejo nutricional de mudas de hortaliças em viveiros de mudas – Yara Fertilizantes
• Case de Gestão Empresarial no vivieiro de mudas – Hidroceres
• Lançamento do Amistar Top para proteção de plantas – Syngenta
• Técnicas de Manejo na Produção de Mudas – UNESP – Botucatu
• Fortalecimento da Cadeia de Mudas de Hortaliças – Abcsem
“O setor de hortaliças tem uma grande importância dentro da economia dos agronegócios brasileiros, onde a produção dentro da porteira está na ordem de R$ 20,25 bilhões. Assim, o viveirista é um elo fundamental na cadeia, pois ele tem a grande responsabilidade de transformar sementes de alta tecnologia em plantas para serem transplantadas no campo. Ou seja, podemos compará-los a uma maternidade onde a sua tomada de decisão no manejo impacta diretamente o sucesso das colheitas dos produtores rurais”, explica Rafael Almeida.
Durante o evento, a coordenadora executiva da Abcsem, Mariana Ceratti, apresentou a associação e levou diversos exemplos de serviços e ações realizadas pela Abcsem para representação do setor e apoio nas atividades diárias dos viveiristas, desde as informações técnicas e comerciais, passando pelas assessorias jurídica, contábil, de recursos humanos, de marketing e de imprensa. “Foi possível identificar os benefícios em ser um associado, e de que forma sua representatividade enquanto uma associação de classe traz enormes vantagens ao produtor de mudas”, salienta Almeida. Além disso, durante o encontro, a Abcsem também apresentou o livro sobre Produção de Mudas de Alta Qualidade, de autoria do Prof. Dr. Keigo Minami, que contou com o patrocínio da entidade.
Sobre perspectivas futuras, Rafael comenta que “o próximo evento ainda será discutido, mas a idéia é que a própria Abcsem assuma a liderança na organização do mesmo, buscando revisar o escopo de atuação e identificar novos parceiros para a realização. Com certeza será dada continuidade ao encontro, pois se trata de um evento único e especial devido à sua importância como difusor de tecnologia e conhecimento aos produtores de mudas dentro da cadeia de hortaliças”, finaliza.
ArtCom Assessoria de Comunicação
Contatos: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br