Dentro da proposta apresentada pela ABRASEM, o Comitê deve proporcionar maior agilidade no tratamento dos assuntos relacionados a sementes e mudas
Durante reunião promovida pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) e pela Associação Brasileira do Comercio de Sementes e Mudas (ABCSEM), nesta segunda-feira, dia 16/11, em Brasília, foi instalado o Comitê de Olericolas, Flores e Ornamentais da ABRASEM. Segundo José Américo, Superintendente executivo da ABRASEM, “a ideia da criação dos Comitês é possibilitar que um elevado número de assuntos e particularidades frequentemente demandados pelas empresas associadas possam ser trabalhados com maior agilidade, contando sempre com o suporte da ABRASEM”. Através desses comitês, serão encaminhados os pleitos e as decisões das associadas conforme as demandas, possibilitando à ABRASEM uma atuação mais intensa no âmbito político.
Para melhor operacionalização dos trabalhos dentro da ABCSEM, decidiu-se pela fusão do Grupo de Trabalho (GT) de Sementes da ABCSEM ao novo Comitê, formando-se um único grupo que a partir de agora será denominado Comitê de Olerícolas, Flores e Ornamentais. O foco de trabalho do novo grupo será buscar soluções para os gargalos que possam ocorrer no setor, basicamente no que se refere à regulamentação (legislação), dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo GT da ABCSEM. A única diferença e principal vantagem é a maior autonomia do Comitê, que poderá falar em nome das duas associações, o que será muito positivo para o setor. Para Coordenador e Suplente desse Comitê de Olericolas, Flores e Ornamentais foram escolhidos Carlos Kishimoto (Sakata) e Sabrina Tinoco (ABCSEM), respectivamente.
À ABCSEM confere a responsabilidade de manter a ABRASEM informada sobre todas as demandas, decisões e encaminhamentos sugeridos pelo Comitê, através do envio de atas e/ou e-mails contendo as demandas. Os projetos das Câmaras Setoriais Federais e Estaduais também serão informados à ABRASEM para endossar o apoio. As reuniões do grupo serão realizadas nas cidades de Campinas ou Brasília.
Ao longo da reunião foram definidos a agenda e o plano de trabalho do grupo (veja abaixo). Estiveram presentes: Adriana Pontes (Feltrin), Carlos Kishimoto (Sakata), Ilson Alves Afonso (ABRASEM), José Américo (ABRASEM), Márcio Nascimento (ABCSEM), Maria Arminda (Monsanto), Pedro Rossi (Eagle) e Sabrina Tinoco (ABCSEM).
Agenda
 A agenda de reuniões definida para o final de 2009 e primeiro semestre de 2010 é a seguinte (os locais das reuniões serão alternados entre Campinas e Brasília):
 • 26/11/2009 – Campinas
 • 28/01/2010 – Brasília
 • 25/03/2010 (local a definir)
 • 27/05/2010 (local a definir)
 • 29/07/2010 (local a definir)
Plano de Trabalho
 Os principais temas do Plano de Trabalho do Comitê de Olericolas, Flores e Ornamentais da ABRASEM, conforme decidido por todos os presentes da reunião, são inicialmente:
 • Revisão do Decreto 5.153 e IN 09
 • Instrução Normativa sobre Certificado Fitossanitário/Certificado Fitossanitário para Re-exportação
 • Análise de Riscos de Pragas para Pragas Não Quarentenárias Regulamentadas 
 • Revisão IN 50
 • Normas Gerais para a produção e a comercialização de sementes e de mudas de olericolas, condimentares, medicinais, aromáticas, flores e ornamentais  
 • IN 01 (Importação Material para Pesquisa) 
 • Decreto 24.114 – Decreto de tolerância fitossanitária. 
 • IN 18 – Tratamento de sementes.
 • IN sobre Registro Nacional de Cultivares 
 • Análise de Riscos de Pragas – Novas origens (Holanda, França e Dinamarca)
 • Revisão IN 54 CFO/CFOC
 • NIMF´s – Normas Fitossanitárias Internacionais
  
ArtCom Assessoria de Comunicação
 Contatos: (19) 3237-2099
 Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
 Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br 
 Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br