O ano de 2011 promete marcar uma fase de recuperação das exportações de orgânicos brasileiros. As 74 empresas que integram o projeto Organics Brasil devem faturar aproximadamente US$ 43 milhões com o mercado externo até dezembro, ou seja, repetir o faturamento registrado em 2009. O grupo fechou o primeiro semestre de 2010 com US$ 12 milhões em negócios fora do país.
“Ficamos satisfeitos com o resultado do primeiro semestre porque demonstra a retomada de negócios. Diante da crise mundial, as empresas adotaram uma postura conservadora e reduziram os estoques”, disse o coordenador executivo do projeto Organics Brasil, Ming Liu. “Como o mercado manteve a demanda, as empresas decidiram participar das três maiores e importantes feiras internacionais do setor no segundo semestre. Isso deve garantir bons negócios”, afirmou.
As empresas do projeto vão participar da BioFach Japão, de 21 a 23 de setembro, em Tóquio; da BioFach América, de 14 a 16 de outubro, em Boston, nos Estados Unidos; e da BioFach América Latina, de 3 a 5 de novembro de 2010, em São Paulo (SP).
De acordo com Liu, hoje o foco do Organics está no aumento das exportações de produtos com maior valor agregado, como cosméticos, especialmente aqueles feitos a base de matéria-prima da Amazônia. Já as commodities, açúcar, café e soja, conseguiram manter estabilidade no mercado. “O Brasil já virou referência mundial como fornecedor desses produtos”, disse.
Segundo ele, no momento existem oito mercados definidos como prioritários para o projeto: Canadá, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Alemanha, Reino Unido e França. “Na Coréia do Sul e no Reino Unido ainda não fizemos nenhuma ação de promoção comercial. Ainda estamos estudando a melhor estratégia”, contou.
Os países árabes também são considerados potenciais pelo grupo. “Fizemos uma ação promocional em Dubai em fevereiro de 2008 junto com frutas, vinhos, carne, confeitos e biscoitos. Nosso plano é dar continuidade ao desenvolvimento daquele mercado com algumas empresas na feira Menope, em novembro de 2011”, destacou. Ela é voltada para produtos naturais e acontece em Dubai.
Hoje, os principais mercados de destino no exterior são a Alemanha, os Estados Unidos, a França e o Canadá. Liu destacou ainda que o mercado interno também dá sinais de maior aquecimento, pois cresceram as vendas de frutas tropicais como açaí e castanhas.
SOBRE O PROJETO
O Organics Brasil foi criado para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única. É resultado de uma parceira entre o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe