Hortaliças na Ceasa estão 25% mais baratas

O preço médio das hortaliças no atacado da CeasaMinas ficou mais acessível para o consumidor de Belo Horizonte e região metropolitana. No comparativo de julho com junho, o grupo ficou 25,4% mais barato, principalmente pela baixa no preço do tomate (-52,4%) e da batata (-26,1%). As frutas também apresentaram queda de 2,6% no preço médio. A redução foi influenciada pela boa oferta da maioria dos produtos, que não sofreram com as complicações climáticas.

Segundo levantamento do CeasaMinas, no grupo de hortigranjeiros, cereais e industrializados foram comercializadas cerca de 190 mil toneladas, volume 2,2% maior que o de junho. Apesar do entreposto ter movimentado R$ 266,4 milhões, o faturamento foi 2,7% menor por causa do preço baixo negociado no período. Para o chefe da seção de informações de mercado, Ricardo Fernandes Martins, “além do preço reduzido, o segundo semestre é marcado também como o período de melhor qualidade para a maioria das frutas e hortaliças”.

No grupo de legumes e verduras, também ficaram mais baratos a abobrinha italiana (-47,2%), a couve-flor (-24,7%), o pimentão (-24,1%), a beterraba (-17,3%), a moranga (-12,7%), a cenoura (-10,7%) e a cebola (-8,7%). Entre as altas das hortaliças, os destaques foram a vagem (14,1%), a mandioquinha (11,6%) e a batata-doce (11,1%) devido ao período de oferta reduzida. No grupo das frutas, o mamão representou uma variação de -28,6% em relação a junho, enquanto o morango teve variação de -15,8%.

Fonte: Jornal O Tempo