Produtores em Holambra se protegem da pirataria de sementes

O objetivo é garantir mais qualidade e durabilidade ao produto

As flores estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros. Elas são responsáveis por colorir e dar vida ao ambiente. Mas ao comprar uma flor as pessoas não sabem de onde ela veio e podem estar comprando flores piratas.

Até mesmo os especialistas têm dificuldades para identificar a procedência das sementes e das mudas. Isso abre espaço para o mercado ilegal. Não existem estatísticas sobre a pirataria de plantas no Brasil, mas os produtores de Holambra afirmam que ela supera até mesmo a dos CDs piratas.

Para coibir o mercado clandestino uma campanha de conscientização está sendo feita em Holambra. Para a advogada Silvia Van Rooijen é preciso esclarecer os produtores da necessidade de pagar pelos royalties. “A ideia é esclarecer o porque do pagamento dos royalties e deixar o produtor atento para que ele não compre um produto com origem ilegal, pois ele pode ter problemas com isso.”

Desde 1997 existe uma lei que protege as descobertas agrícolas. O responsável por melhorar ou obter uma novidade pode explorá-la comercialmente, com exclusividade, durante 15 anos. Só depois deste prazo a variedade cai em domínio público e fica disponível à sociedade sem qualquer ônus.

O representante comercial Diego Van Vliet pagou pelo direito de produzir diferentes variedades de gérberas. As matrizes vêm da Holanda: ” Uma nova variedade demanda muito tempo, então o custo é alto para obter essa variedade com melhor durabilidade e resistente a doenças e pragas”

Com a certificação, o produtor Silvester Heisin, aqui do Brasil, recebe o que está sendo lançado na Holanda de forma simultânea: “Cada ano você recebe um material novo da Holanda, é mais saudável, tem menos agrotóxicos e as flores são mais bonitas”, diz.

E quem quiser se proteger da pirataria pode seguir as dicas da advogada: “O material tem que ser vendido com nota fiscal, e a empresa de produtores de mudas tem que possuir o registro no Ministério da Agricultura.”

Acesse o link a seguir e confira a reportagem sobre o assunto:
http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,307082,Produtores+em+Holambra+se+protegem+da+pirataria+de+sementes.aspx

Fonte: Caminhos da Roça