Treze dos 30 produtos pesquisados na Ceasa da capital aumentaram de preço
A queda nas temperaturas no Paraná já refletiu no preço de frutas e verduras em Curitiba nesta terça-feira (11). Treze dos 30 produtos pesquisados na Central de Abastecimento do Paraná S.A (Ceasa-PR) da capital pela RPC-TV aumentaram de preço. Além do frio, a chuva do fim de abril também atrapalhou a produção de alimentos no estado e contribuiu para a elevação dos preços.
O preço do tomate ficou 52% mais alto em relação à semana passada. O frio fez com que o produto não amadurecesse no Paraná. Por isso, foi necessário comprar uma quantidade maior de tomate de São Paulo, o que encareceu os custos do produto, segundo o gerente- geral da Ceasa.
Além disso, houve redução na produção da vagem no estado, fazendo com que o preço aumentasse 92%, de acordo com o telejornal Bom Dia Paraná.
Outros produtos que aumentaram de preço foram abobrinha (67%), pimentão (25%), couve-flor (20%) e aipim (15%).
Com relação às frutas, o limão ficou 22% mais caro por causa da redução da produção. O mesmo ocorreu com o mamão, que aumentou 10%, pois tem sido trazido da Bahia em maior quantidade.
Produtos com queda no preço
Já o preço do chuchu caiu 30% porque a oferta do produto era grande. Além desse, houve redução no preço do repolho (17%), da beterraba (8%) e da batata doce (8%) .
As frutas que caíram de preço foram a uva e o abacate, a redução foi de 10% e 8%, respectivamente.
Não houve mudança de preço nos seguintes produtos: laranja, abacaxi, banana e alface.
Fonte: Gazeta do Povo