Empresas e entidades representativas do setor agropecuário brasileiro têm viajado pelo mundo, na esteira dos bons negócios e, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Por Eline Santos
Nos últimos dois anos, 15 missões de promoção comercial contribuíram para estimular as negociações entre o Brasil e países com potencial importador. Nesse período, cerca de cinquenta companhias de setores do agronegócio participaram de feiras e eventos em países como Emirados Árabes, Indonésia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Vietnã e Rússia. A participação em feiras de alimentos, rodadas de negócios e seminários é uma oportunidade de apresentar o produto nacional a compradores estrangeiros e mostrar aos negociantes brasileiros as formas de inserção em outros mercados.
Para este ano, estão programadas 13 visitas comerciais a países do norte da África, Américas do Norte e Central, além do Oriente Médio. Em abril, nove empresas e entidades brasileiras representativas vão integrar delegação à Food and Hotel Cingapura 2010. Além de missões, a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) organizará, até o final do ano, a internacionalização de cooperativas para buscar possibilidades no Egito, Marrocos, Estados Unidos e Canadá.
Além de promover a imagem do comércio agrícola no exterior, o ministério procura diversificar a base dos produtos exportados, levando nessas missões não apenas setores com vendas já consolidadas, como carnes e café, mas também áreas ainda pouco conhecidas lá fora, a exemplo de lácteos, vinho e confeitos.
Desde 2007, atividades desse porte vêm aumentando e tornam- se mais presentes no calendário brasileiro, segundo a coordenadora-geral de Ações no Mercado Externo, do ministério, Telma Gondo. “Nos últimos três anos, o Mapa conquistou espaço como incentivador e promotor do comércio do agronegócio no exterior. Já temos interlocução com entidades privadas e órgãos de governo, além de um calendário de ações validado pelos principais setores”, explicou.
Ampliação de mercados – A participação de países do Oriente Médio nas exportações brasileiras cresceu mais de 14% nos últimos três anos e a região fechou 2009 com importações que totalizaram US$ 5,8 bilhões em produtos agropecuários. A maior feira de alimentos dos países árabes, a Gulfood, em Dubai (Emirados Árabes), no calendário de eventos do Ministério da Agricultura desde 2008, contribuiu para esse avanço. No primeiro ano de participação do Mapa, as empresas do pavilhão brasileiro fecharam negócios de US$ 60 milhões no prazo de um ano. Na última edição, em fevereiro de 2010, essa perspectiva saltou para US$ 143 milhões.
Parcerias – Para viabilizar tais ações, o Mapa estabeleceu parcerias com órgãos de governo que fomentam o comércio internacional, como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além de câmaras de comércio bilateral. “Hoje, o Ministério da Agricultura se firma como importante promotor das exportações agropecuárias, com o diferencial estratégico de foco exclusivo no agronegócio”, destaca Telma Gondo.
Fonte: MAPA