Produtores investem no cultivo de maracujá

 
A boa fase do maracujá impulsiona o aumento da produção da fruta em Formiga, no Centro-Oeste de Minas. Até quem começou a investir, agora, já está com a venda garantida.

Há cinco anos o produtor Onofre Silva cultiva maracujá. Na propriedade são 600 pés. Toda a produção tem destino certo. Além de fácil comercialização cuidar da lavoura não dá tanto trabalho.

Um pé produz maracujá por três anos. Em cada hectare são colhidas, em média, 15 toneladas por safra. Neste ano a produção do município foi de 130 toneladas, a maior parte destinada para fábricas de suco. Setor que tem se tornado o maior comprador dos produtores da região.

E de olho neste mercado, produtores de Formiga investem na cultura do maracujá. A previsão para a próxima safra é que sejam colhidas 300 toneladas. Mais que o dobro do que foi produzido neste ano.

O produtor rural Fábio José de Sá é um dos novos investidores do ramo. Na fazenda foram plantados sete hectares do maracujá azedo. Os pés ainda estão pequenos. A colheita deve começar em março e, mesmo sem fruto, o produtor já recebeu propostas de compra.

Com a boa fase do setor não são só os produtores que estão atrás dos lucros. Em um viveiro, 90% da produção é de mudas de hortaliças. Agora, os pés de maracujá também têm ganhado espaço. Das dez mil mudas cultivadas este ano, 7.500 foram vendidas.

Na região centro-oeste o maracujá é vendido para as fábricas de sucos a uma média de R$ 0,80 o quilo.  

Fonte: Jornal de Uberaba