Neste ano em que comemorou 40 anos de fundação, a Abcsem deu novos passos para ampliar sua profissionalização e para atender às novas demandas decorrentes de seu crescimento e consolidação enquanto entidade de classe
Um ano repleto de conquistas e muito trabalho. Em
Além disso, desenvolveu cursos, palestras, treinamentos e outros eventos visando promover a atualização de conhecimento dos assuntos que envolvem a cadeia como um todo, e entre os principais realizados estão: a 3ª. edição do Mini Curso de Gerenciamento de Viveiros; a 2ª edição do Treinamento sobre o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) e o Workshop sobre Aplicação da Tecnologia da Semente à Muda. Vale destacar também o I Simpósio sobre Produção de Mudas de Frutíferas, Hortaliças e Plantas Ornamentais, importante evento realizado em parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), e o X Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes, em que foi parceira da Embrapa – CNPH; além dos cursos para Habilitação de Engenheiros Agrônomos e Florestais para emissão de CFO/CFOC, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) em São Paulo e Instituto Biológico.
Regulamentação em prol do fortalecimento do setor
Resultado de uma parceria entre a Abcsem
Revisão das Normas Fitossanitárias Internacionais (NIMFs) 07 e 12, do Decreto 5.153 (regulamento da Lei de Sementes e Mudas), da norma específica de produção e comercialização de material de propagação hortícola, da norma para importação e exportação de sementes e mudas (a IN 50), e das normas para emissão de CFO/CFOC e PTV; estudo de proposições junto ao Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa (DSV) para a manutenção das importações de materiais de propagação procedentes da Holanda e França,
Investir para crescer
Composto por associados com experiência na área de planejamento, comunicação, marketing e de negócios, o Comitê de Marketing da Abcsem, por outro lado, foi criado em 2010 para oferecer suporte à diretoria na tomada de decisões, viabilizar um estudo de oportunidades e para gerenciar trabalhos internos relacionados com o planejamento, mercado e publicidade. Merece ser destacado o trabalho deste Comitê, a revisão do Planejamento Estratégico, a partir do qual a associação redefiniu o seu portfólio de serviços, assim como as principais ações para os próximos quatro anos.
A profissionalização dos Recursos Humanos da Abcsem; o fortalecimento das relações da associação com diferentes instituições, no Brasil e no exterior; o desenvolvimento econômico da entidade; a ampliação de ações de marketing e de publicidade, com um planejamento estratégico interno; somados à sua forte presença na mídia, e também ao fortalecimento da comunicação interna – por meio de newsletters e da criação do acesso restrito do site, destinado apenas aos associados – impulsionaram o crescimento e a profissionalização da horticultura e da floricultura brasileira. Isto porque a associação é um elo de ligação entre órgãos públicos, empresas e agricultores da cadeia produtiva, servindo como promotora da união e da troca de informações entre todos estes agentes.
Com mais uma iniciativa de fomento ao conhecimento, a Abcsem patrocinou o livro: Produção de Mudas de Hortaliças, de autoria do renomado Prof. Keigo Minami, da Esalq/USP, e finalizou o ano de 2010 com o lançamento de um livro que narra a sua própria história. “Quatro Décadas: A Trajetória da Abcsem”, conta a história de fundação e de crescimento da associação; passando pelo ingresso das hortaliças, das flores e plantas ornamentais no Brasil, chegando ao comércio de sementes e na floricultura. A publicação aponta ainda perspectivas futuras para os novos rumos da associação, bem como as tendências do mercado e as demandas da sociedade. Com um balanço absolutamente positivo e ótimos resultados conquistados até o momento, 2011 tende a ser um ano ainda mais desafiador, mas repleto de promissoras perspectivas.
Mariana Ceratti, coordenadora executiva da Abcsem
*Artigo publicado na edição de Dezembro/Janeiro de 2010 da Revista Cultivar
ArtCom Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br