Aposta na cenoura

Cenoura ajuda a aumentar renda de agricultores em MG

Agricultores do município de Carandaí, na zona da mata de Minas Gerais, encontraram na cenoura uma forma de diversificar a produção. Como a colheita da raiz é feita durante vários meses, a renda das famílias também ficou melhor distribuída durante o ano.

Clima ameno, altitude elevada de 1,1 mil metros. Carandaí é o maior produtor mineiro de hortaliças em geral, como tomate e repolho. Mas a raiz, rica em vitamina A, é a cultura mais importante. São 13,5 mil toneladas por ano de cenoura, o que coloca o município em segundo lugar no Estado, depois de São Gotardo, no Alto Paranaíba.

A cenoura leva uma vantagem sobre as outras hortaliças. Ela é colhida o ano inteiro, o que garante uma renda regular para o produtor rural. No verão, o ciclo da planta é de 90 dias, do plantio à colheita. No inverno, chega a 120 dias. Mas a produção é maior. A cenoura, assim como as outras hortaliças, gosta de frio.

No sítio Convento ela é o carro-chefe. O agricultor José Pedro Vitoretti colhe 1,32 mil toneladas por ano, que abastecem a Ceasa de Belo Horizonte.

Logo depois da colheita, as cenouras são lavadas e separadas por tamanho. Até as defeituosas têm mercado certo. Vão para na merenda das escolas.

Minas Gerais e Paraná são os dois maiores produtores brasileiros de cenoura, praticamente empatados.

Acesse o link a seguir e confira a reportagem sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1217156-7823-CENOURA+AJUDA+A+AUMENTAR+RENDA+DE+AGRICULTORES+EM+MG,00.html

Fonte: Globo Rural