Fruta, salada e vegetais são os produtos alimentares mais desperdiçados, de acordo com uma investigação recente feita no Reino Unido
Por Raquel Albuquerque
Entre os alimentos que, semanalmente, são deitados ao lixo com mais frequência estão as frutas, saladas e vegetais. A banana é o fruto que está no topo dos desperdícios alimentares, mas o leite está próximo.
Outras conclusões deste estudo apontam no sentido de serem os habitantes das cidades os que mais deitam comida ao lixo. Sobretudo homens, com idades entre os 25 e os 35 anos, desperdiçando comida no valor de cerca de 20 euros por mês. Uma família britânica de quatro pessoas desperdiça mensalmente, em média, cerca de 17 euros. Já as pessoas com idades acima dos 57 anos estão entre os que menos comida deitam ao lixo.
Carne fresca e restos estão também no topo dos desperdícios. Comida enlatada, pelo contrário, está nos últimos lugares da lista.
Três quartos dos inquiridos confessam não ter consciência das consequências dos seus desperdícios. Cerca de 40 por cento defende que até é positivo pois mantém a produção alimentar activa. Já 70 por cento confessa não pensar sequer no ambiente quando compra comida.
A empresa britânica responsável pelo estudo fez um inquérito a uma amostra de 2000 pessoas, segundo descreve o Telegraph . As conclusões permitem alertar para os desperdícios alimentares e a falta de percepção da sua dimensão e consequências.
Fonte: Portal Expresso