Brasileiros ingerem poucas frutas e hortaliças

Sabemos que o consumo diário de frutas e hortaliças é um hábito alimentar que confere  proteção contra o infarto do miocárdio (ataque cardíaco), além de inúmeros outros  beneficios  para a nossa saúde.

Infelizmente, um recente estudo demonstrou que menos da metade da população brasileira consome diariamente frutas e hortaliças.

O presente estudo teve como objetivo estimar a frequência do consumo de frutas e hortaliças e os fatores associados a este hábito alimentar. Foram estudados 54.369 indivíduos com idade maior que 18 anos, entrevistados pelo sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) nas capitais brasileiras e Distrito Federal, em 2006.

Os indicadores do consumo alimentar foram: consumo regular (cerca de 5 ou mais dias por semana) de frutas e hortaliças e consumo adequado (cerca de 5 ou mais vezes por dia).Após análise estatástica, observou-se que menos da metade dos indivíduos referiu consumo regular de frutas (44,1%) ou hortaliças (43,8%), enquanto 23,9% referiram consumo regular de frutas e hortaliças em conjunto; o consumo adequado foi referido por apenas 7,3% dos entrevistados.

O consumo de frutas e hortaliças variou entre as cidades estudadas, foi maior entre as mulheres e aumentou com a idade e escolaridade.Os autores do estudo concluíram que iniciativas de promoção do consumo de frutas e hortaliças devem atender a população como um todo, especialmente às cidades das regiões Norte e Nordeste, aos jovens, aos homens e aos estratos populacionais com baixa escolaridade.

Fonte: Revista de Saúde Pública.