Por Marcio Fonseca de Carvalho
Geralmente, acaba-se produzindo mais do que se consome. Além disso, muitas espécies, como couve-flor, produzem muito em um curto espaço de tempo. O que fazer com este excesso?
Existem maneiras de conservar alguns tipos de hortaliças. Um destes métodos é o congelamento. No caso do congelamento, a ideia é parar a ação bacteriana por completo. Bactérias congeladas ficam totalmente inativas. Congelar um vegetal é simples, mas congelar com o intuito de conservar exige alguns procedimentos.
Limpeza
O primeiro passo é deixar o alimento limpo. Lave as hortaliças cuidadosamente em água corrente fria e deixe de molho por 30 minutos com duas gotas de cloro para cada litro de água. Mexer bem para perderem a terra, se ainda a tiverem. Retire-os do recipiente, sem despejar a água, de modo a que a terra e outras impurezas nele contidos fiquem retidas no fundo.
Escaldamento
O segundo passo é o escaldamento. Antes de serem congelados, os legumes e vegetais devem ser escaldados, isto é, devem ser mergulhados em água fervente durante um determinado tempo em minutos, para que sejam preservadas todas as suas características de sabor e cor. Em uma panela com água fervendo, coloque uma porção do vegetal ou legume a ser escaldado e, após o tempo indicado, retire com o auxílio de uma escumadeira. Outra forma de se escaldar é colocar a porção de vegetal ou legume dentro de um escorredor de alumínio ou aço inox, e mergulhar esse escorredor na água fervendo. É mais fácil para se retirar o alimento após escaldado, mas você precisará de uma panela de tamanho grande o suficiente para possibilitar a introdução do escorredor.
Choque térmico
Logo após, realize o choque térmico, para interromper o processo de cozimento. Em uma bacia plástica grande, ou mesmo dentro da pia, coloque bastante água fria e gelo picado, e em seguida mergulhar o vegetal ou verdura a ser resfriado, por um tempo aproximadamente igual ao do escaldamento, até que esteja bem frio. Retire a água e seque bem.
Agora só falta embalar. Divida os alimentos em porções a serem descongeladas e consumidas no dia. Legumes e verduras firmes e consistentes, tais como cenoura, vagem, repolho, embale em sacos plásticos, retirando o ar de dentro (pode ser com aparelhos, apertando com a mão ou retirando o ar com a boca), sele com fita adesiva e coloque uma etiqueta indicando o conteúdo e a data. Para alimentos mais tenros, do tipo couve-flor, brócolis, etc., é mais indicado o uso de recipientes plásticos com tampa. .
Fonte: Jornal Notisul