Especiaria possui frutos aromáticos, pequenos e saborosos e se destaca pela alta produtividade
Indicada para o processamento em forma de conserva ou consumo in natura, a nova variedade de pimenta picante, denominada BRS Seriema, será apresentada, no dia 30 de setembro, em Brasília. Durante Dia de Campo promovido pela unidade Hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os interessados poderão conhecer a especiaria, que possui frutos aromáticos, pequenos e saborosos e se destaca pela alta produtividade.
– Nas condições da região Centro-Oeste, a cultivar produz, em média, 15 toneladas por hectare de frutos maduros, em um período de seis meses – diz o pesquisador da Embrapa Geovani Amaro.
Além do campo experimental, localizado em Brasília, a variedade também foi testada pelos produtores rurais de Monte Carmelo (MG), Abadiânia e Ouro Branco (GO) e obteve o mesmo resultado.
– O desempenho da cultivar nessas propriedades comprovou a sua viabilidade, mas os resultados apontam para o cultivo também em outras regiões – acrescentou Amaro.
No dia de campo, os participantes vão conhecer as principais vantagens da cultivar de pimenta picante, que é resistente a doenças e viroses, além das pesquisas para desenvolvimento de variedades de pimenta malagueta.
A BRS Seriema é uma variedade pertencente ao grupo varietal popularmente conhecido como “bode”. É resultado de um trabalho de melhoramento genético promovido pela Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e faz parte do projeto Capsicum, iniciado em 2002.
Produtores rurais e demais interessados poderão participar do evento, que será realizado no dia 30 de setembro, a partir das 9h, no Campo Experimental da Embrapa Hortaliças. O endereço é BR-060, Núcleo Rural Ponte Alta, Brasília (DF). Mais informações pelo telefone: (61) 3385-9109.
Fonte: Canal Rural (*Com informações do MAPA)