Segundo a pesquisadora responsável pela sua elaboração, Katia de Jesus-Hitzschky, além das aplicações anteriores, esta nova versão possibilita a visualização e impressão dos dados preenchidos e avaliados pelos usuários de modo integrado em relatórios, tabelas e gráficos, agregando valor à informação que é inserida.
“O software consiste em um sistema que permite a análise do cenário no qual a tecnologia será introduzida e do desempenho da inovação, pela análise dos indicadores de impacto por meio de pesos e índices”, explica a pesquisadora.
Apresenta 61 indicadores nas dimensões ambiental, social, econômica, ocorrências inesperadas, ou seja, possibilidade de acidentes, dentre outros, mas apresenta como diferencial a possibilidade do avaliador inserir indicadores que sejam mais representativos da tecnologia que será avaliada, permitindo uma avaliação caso a caso.
“O software é tão inclusivo que vem sendo utilizado na avaliação de programas e projetos. Neste sistema, as informações são apresentadas como um norteador para permitir uma avaliação instruída e embasada. Os resultados da avaliação são apresentados no formato de uma matriz que fornece a recomendação para o melhor gerenciamento do impacto de modo a garantir a sustentabilidade e a otimização dos recursos”.
O produtor terá a possibilidade de monitorar quais são os indicadores que podem causar problemas e, consequentemente, agir de maneira adequada para cada caso, sem afetar o meio ambiente e a saúde humana.
Para a pesquisadora, a maior contribuição da pesquisa será a possibilidade de reduzir os impactos ambientais e sociais. “A utilização do método e do software INOVA-Tec versão 2.0 auxilia o avaliador como um direcionador dos indicadores que devem ser analisados e dos componentes que podem ter importância nesta avaliação, possibilitando a análise caso a caso e com isto o emprego da tecnologia de modo que permita a prevenção e mitigação de danos ao meio ambiente”, conclui.
O Software está disponível gratuitamente no site da Embrapa Meio Ambiente: http://www.cnpma.embrapa.br/forms/inova_tec.php3
Fonte: Assessoria de Imprensa Embrapa