Estável: Mesmo com falta de chuva, preços das hortaliças se mantiveram, não sofrendo aumento (Crédito: Gabriel Borges)
Apesar do período de estiagem, a produção de hortaliças não tem sido comprometida. De acordo com Cássia Damasceno, engenheira agrônoma da Associação dos Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia, a produção dos vegetais é garantida pelo sistema de irrigação, utilizado na maioria das propriedades da região.- Não temos tido problemas na produção dos vegetais, pelo acompanhamento profissional temos conseguido manter as plantações saudáveis com esses sistemas de irrigação – disse.
Segundo a técnica em agropecuária da associação, Lívia Silva Costa, os proprietários rurais que não possuem condição de investir em um sistema de irrigação realizam o trabalho de forma mais artesanal.- Chamamos de molhação o trabalho de irrigar as plantas manualmente, com uma mangueira mesmo, como fazemos em casa – falou.A produção por esse sistema tem possibilitado a oferta dos alimentos, o que, segundo o responsável por um mercado na Colina, Rodrigo Santos, garante que os preços das hortaliças se mantenham, não sofrendo aumento.
– Não observamos aumento nos preços durante os meses de estiagem. Estamos recebendo os alimentos para serem comercializados normalmente – informou.De acordo com Cássia Damasceno, o período mais delicado para o cultivo de hortaliças é durante o verão, quando o grande volume de chuvas compromete a produção. – De outubro a abril, é o período de entressafra. Durante esses meses costumam ocorrer chuvas fortes e rotineiras, o que tende a comprometer a produção, já que as plantas ficam mais suscetíveis a adoecer – destacou Cássia.
A engenheira lembrou que durante os meses mais quentes do ano, quando o volume de vegetais produzidos é menor, é justamente o período em que o consumo é maior.De acordo com Lívia da Costa, alguns produtores rurais estão investindo na construção de estufas, que facilitam a produção durante o período de entressafra.- Temos aqui na região algumas propriedades onde estão sendo construídas estufas. Em breve teremos a produção de pequenos tomates, ação possibilitada pelo investimento realizado por um produtor rural – lembrou.
Fonte: Diário do Vale