Excesso de chuvas causa perdas em hortaliças no Rio Grande do Sul

Se no Nordeste do Brasil, a seca causa problemas, no Sul, é o excesso de chuva que tem preocupado os agricultores. No noroeste do Rio Grande do Sul, o granizo provocou perdas nas lavouras de hortaliça.

Em oito hectares de horta, 30 mil pés de alface. Além disso, repolho, radicchio, rúcula. O que iria essa semana para os supermercados, foi prejudicado pela chuva e pelo granizo. Com as folhas danificadas, pouco se aproveita da produção.

Enquanto a média mensal é de 170 milímetros de chuva, aqui em Santo Ângelo, em dois dias e meio, choveu 150 milímetros, um excesso que prejudica a produção de hortaliças e reflete no bolso do produtor.

As alfaces ainda pode ser que ainda consigo recuperar, mas só que 40, 50% tá perdido já da planta. Radicci, esse tá totalmente perdido, tem que esperar vir a brotação nova. Esse se foi”, afirma o  hortigranjeiro Adair da Silva Fernandes.

Para algumas hortaliças, a solução é esperar no mínimo um mês para recuperar a planta. Em outros casos, como o melão, por exemplo, a única saída vai ser semear tudo de novo. Para as plantas que resistiram, o desenvolvimento depende de sol e temperatura média de 20°C.
 
 
Fonte: Globo Rural