Exposição aberta: rosas, lírios, bromélias, gérberas, orquídeas são algumas das espécies que estão sendo comercializadas na Praça do Ferreira. A produção veio da cidade de Holambra (Foto: Kid Júnior)
Por Fernanda Oliveira
A II Feira de Flores do Ceará Natal de Luz foi aberta ontem e segue até o próximo dia 20. A organização é da CDL
A Praça do Ferreira, já iluminada e enfeitada para as comemorações natalinas, ganhou mais cores e perfumes vindos das rosas, bromélias, gérberas, lírios, orquídeas e muitas outras espécies de flores que estão expostas na II Feira das Flores do Ceará Natal de Luz. Mais de 160 espécies de flores e plantas ornamentais fazem parte da exposição aberta ao público, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza(CDL).
Toda a produção a ser comercializada no evento veio da cidade de Holambra, interior de São Paulo, conhecida como “cidade das flores”.
As diversas espécies, de diferentes tamanhos e cores, estão à venda no local, desde um vaso de alecrim, por R$ 1,80, a uma muda de jabuticabeira, por R$ 75,00. A dona-de-casa Sílvia Maria Macedo estava passando pela praça por acaso, quando viu a diversidade de flores e plantas expostas no local. Parou, então, para conferir e levou para casa rosas e lírios amarelos, sua cor preferida. “Achei uma beleza. Se pudesse, levava tudo pra casa. Eu gosto muito de rosas e cuido delas com muito cuidado e amor”, disse Sílvia.
Segundo um dos organizadores do evento, Francisco Colares, a expectativa de público da segunda edição do evento é de 100 mil pessoas. No ano passado, 80 mil visitantes passaram pela feira, sendo comercializados cerca de 10 mil vasos de flores e plantas. “Queremos que a flor seja uma opção de presente neste Natal. Para nós, a flor é a mais bela expressão da natureza”, ressaltou.
A aposentada Maria Moreira de Sousa tem a mesma opinião. Ela acorda todos os dias e vai ao jardim de sua casa cuidar das plantas que cultiva. Ela foi à feira, ontem, e comprou rosas, betúnias e uma orquídea. “Para mim, é uma terapia. Não sinto falta nem do trabalho quando estou no meu jardim”, afirmou.
Um dos destaques da feira é uma pequena muda de planta carnívora, a dionéia. Muitos visitantes, curiosos, vão até um dos vendedores para saber mais sobre a espécie. Todos os vendedores presentes foram capacitados pela organização do evento e dão orientações de como cuidar das plantas e em que condições elas melhor se adequam.
Francivaldo Mota pediu orientação sobre qual planta colocar em seu apartamento. Saiu, então, do local levando um bonsai e lírios. Outros artigos procurados na feira são o “kit proteção” e o vaso das Sete Ervas, que reúnem pequenas mudas de espada de São Jorge, alecrim, arruda, pimenta, “comigo ninguém pode”, “douradinha” e a “quebra-demanda”. Para os supersticiosos, as plantas afastam o mau-olhado, a inveja e atraem sorte.
Segundo Rui Boeira, também organizador do evento, as feiras realizadas em Fortaleza têm sido um sucesso. Ele destacou que o evento realizado na região do Cariri, no mês passado, também superou as expectativas dos organizadores.
Fonte: Diário do Nordeste
Relacionado