Por Leni Sampaio
A Frutal Amazônia e Flor Pará 2010 serão lançadas nesta quarta feira (7), durante um café da manhã na Secretaria Estadual de Agricultura. Este ano, a Flor Pará comemora a marca dos dez anos, sendo considerada o mais importante evento desse segmento na região amazônica, ampliado e fortalecido há quatro anos com a união da Frutal Amazônia.
Os resultados expressivos dessa união podem ser observados na organização das cadeias produtivas, nas implantações e transferências de novas tecnologias, no acesso ao crédito e informações de mercados, na promoção dos produtos regionais, no fortalecimento da Agricultura Familiar e nas ações que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos povos amazônicos.
Nos últimos cinco anos a exportação de sucos de frutas do Pará cresceu de 5.418 toneladas em 2004, para 11.350 toneladas em 2009. A receita gerada nesse período passou de US$ 6,42 milhões para US$ 27,97 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC), o que deixa o Pará em terceiro lugar no hanking da exportação de sucos no Brasil.
Somadas as receitas de exportação de sucos, da castanha do Pará (US$ 7,18 milhões) e do cacau industrial (US$ 726,6 mil) obtemos o valor de US$ 35,16 milhões, que supera o valor do ouro (US$ 26,9 milhões) na pauta de exportação paraense. O crescimento também foi verificado nos demais elos das cadeias produtivas de flores e frutas dos outros estados da região amazônica.
Na área da floricultura a produção anual do Pará está em torno de 1,5 milhão de flores tropicais, subtropicais, ornamentais, folhagens e gramas. O mercado paraense já absorve 70% dessa produção e o restante é exportado para outros estados como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Os 145 produtores estão organizados em oito associações e uma cooperativa.
Os segmentos que mais vêm crescendo são os de plantas envasadas, orquídeas e gramas. A expansão imobiliária também absorve grande parte da produção de plantas ornamentais para jardins. A Secretaria Estadual de Agricultura implementa ações para o desenvolvimento do setor, estimulando o consumo através de feiras, apoio à logística de transporte, capacitando produtores e técnicos na busca pela qualidade da produção e organização do floricultores e a criação da Câmara Setorial de Flores.
A realização da Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria será de 24 a 27 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A Frutal Amazônia e Flor Pará consolidam-se como eventos de transferência de tecnologia, realização de negócios e de promoção da região amazônica. No ano passado, mais de 33 mil pessoas visitaram os 300 estandes de flores, frutas, máquinas agroindustriais e artesanato nos três dias do evento.
A Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae/PA, e as feiras superaram 33 milhões de reais em vendas e a Agricultura Familiar, organizada pela Emater/PA, mostrou os resultados de seu trabalho em 44 estandes, apresentando produtos com código de barra e embalagens apropriadas, conquistando novos mercados, fidelizando consumidores e agregando valor. São resultados de uma política de incentivo ao desenvolvimento do homem da Amazônia.
Fonte: Agência Pará / Sagri