Bergamota, poncã, caqui, figo, maçã, brócolis, chicória… uma lista infindável de frutas e verduras que podem (e devem) ser ingeridas nas estações mais frias do ano
Por Lucas Carniel
Nas gôndolas dos supermercados, as frutas estão até mais brilhosas representando o variado leque de opções para a época. “Temos de tudo: caqui, poncã, maçã, abacate, melancia e tudo por preços mais baratos”, disse Lidiomar Ferreira, responsável pelo setor de hortifrutigranjeiros de um supermercado de Francisco Beltrão.
Além disso, vários legumes e verduras são um atrativo a mais para a mesa do consumidor, que, certamente, não resistirá à cenoura e à beterraba, 50% mais baratas no supermercado em que Lidiomar trabalha.
Mas nem tudo está tão barato assim. Produtos que vêm de outros estados estão mais caros em relação aos produzidos por aqui. “Batata, por exemplo, por causa da chuva, ficou 70% mais cara”, explicou.
SALADAS MAIS CARAS
No supermercado gerenciado por Paulo César Schneider, a situação é bastante parecida. Ele ainda acrescentou à nossa lista limão, pinhão e mimosa. “Essas frutas estão mais em conta porque são sazonais a esta época”, diz.
A chuva torrencial que alagou várias cidades refletiu diretamente no preço dos produtos. “Afetaram principalmente as verduras, que são compradas aqui na região. A maioria dos fornecedores não tem verduras e, os que têm, estão vendendo por preços extremamente caros”, salientou. “Compramos a alface do fornecedor por R$1,50 e a vendemos por R$1,90, por exemplo. Temos de fazer isso para não sair no prejuízo”, apontou.
Apesar disso, dona Gertrudes Frandaloso (55) não resistiu às alfaces fresquinhas que estavam nas gôndolas. “Apesar de meio caras, eu levo mesmo assim. É verdura boa, então a gente não precisa jogar fora”, diz.
MAIS SABOROSAS
Frutas e verduras da época são, reconhecidamente, mais saborosas. Prova disso é que a nutricionista Ana Luísa Cervo, responsável pela Clínica Escola de Nutrição da Unipar, aconselha seu consumo sem moderação. “As frutas da estação, além de serem mais saborosas, apresentam uma maior quantidade de vitaminas e minerais, são mais baratas em relação às frutas que não estão em sua época”, ratifica.
COMA ATÉ A CASCA
Para a nutricionista, a fruta deve ser aproveitada completamente, inclusive sua casca. “As cascas são importantes fontes de vitaminas e fibras, as duras e com gosto não muito agradável podem ser adicionadas em sucos e bolos, por exemplo, como as cascas de abacaxi, mamão, laranja… porém é necessária uma boa higienização antes de utilizá-las”, ensina.
Ana Luisa fez questão de adicionar à nossa lista de supermercado a pêra, dando, além disso, preciosas receitas culinárias.
RECEITA DE SALADA DE PÊRA COM BATATAS
Ingredientes
12 batatas pequenas
2 pêras finamente picadas
2 col. (sopa) de cebolinha verde
2 col. (sopa) de uvas passas escuras sem semente
1/3 xic. de caldo de galinha
3 col. (sopa) de óleo de canola
1 col. (sopa) de vinagre
1 col. (sopa) suco de laranja
2 col. (sopa) de amendoim torrado
1 col. (sopa) de cebola roxa
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de pimenta calabresa
MODO DE PREPARO
Cozinhe as batatas até estarem macias. Corte-as na metade ou ¼ e coloque-as em uma tigela grande. Adicione a pêra, a cebolinha verde, a uva passa, o amendoim e a cebola. Em uma tigela pequena, misture o caldo de galinha, o óleo, o vinagre, o suco de laranja, a canela, o gengibre e a pimenta. Misture à salada.
BOLO DE LARANJA COM CASCA
Ingredientes:
2 laranjas médias;
3 ovos;
2 xícaras de chá de açúcar;
¼ xícara de óleo;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó.
MODO DE PREPARO
Corte as laranjas em quatro, retirar as sementes e a parte branca do centro (deixar a metade das cascas e o bagaço). Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos, o açúcar e a baunilha. Despeje esta mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de trigo mexendo bem e, por último, o fermento, misturando levemente. Asse em uma forma untada se preferir despeje sobre o bolo quente suco de duas laranjas, adoçado com 2 colheres de sopa de açúcar.
Fonte: Jornal Aqui Sudoeste