Em sua 21ª edição, evento proporcionou atualização e capacitação técnica aos viveiristas, integrando conhecimento teórico e prático
No fim do mês de outubro, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) promoveu mais uma edição do seu tradicional Encontro de Viveiristas que se consolidou como um dos principais fóruns de discussão e aprendizado para profissionais da cadeia de produtiva do setor. O evento aconteceu na sede do Viveiro IBS Mudas, associado da ABCSEM, na cidade de Piracicaba (SP), e reuniu mais de 120 participantes, de diferentes estados do país: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A 21ª edição do Encontro de Viveiristas foi realizada em parceria com a Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo (Aphortesp) e o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort). E contou ainda com o apoio de diversos patrocinadores, dentre os quais: Injertec, Takii Seed, Bejo, Carolina Soil, Pindstrup, Dafitec, Enza Zaden, Feltrin Sementes, JKS Agro, Viveiro Mingoti, Oasis, Sakata e Top Seed.
De acordo com Mariana Barreto, Secretária Executiva da ABCSEM, “a grandiosidade e importância deste evento é o resultado de um forte trabalho de capacitação profissional que a entidade vem realizando ao longos dos últimos anos, cumprindo com êxito um dos seus grandes propósitos, que é fomentar e difundir o conhecimento para toda a cadeia de hortaliças, flores e ornamentais”. Segundo ela, a produção de mudas de qualidade é de extrema importância para o desenvolvimento de uma horticultura mais robusta e economicamente sustentável. Por isso, “é fundamental que os viveiros estejam cada vez mais profissionalizados e os viveiristas busquem estar em sintonia com as novidades e demandas do mercado, buscando constante atualização e aprimoramento do conhecimento”, complementou.
Na ocasião, os Diretores da Aphortesp, Thaís Copola e Renato Abdo, agradeceram a presença de todos, destacando o entusiasmo dos viveiristas, a ótima programação e estrutura do evento. Representando o Ibrahort, Lauro Andrade e Manoel Oliveira, Presidente e Diretor Executivo do instituto, respectivamente, também se pronunciaram na abertura do evento. Eles destacaram a sinergia e o entrosamento entre todos os setores com o objetivo de promover o progresso coletivo e fortalecer a colaboração entre as três entidades envolvidas, a fim de aprimorar o segmento de viveiros e impulsionar o desenvolvimento da cadeia de hortaliças como um todo.