Jovens agricultores participam, no Ceará, de um treinamento para facilitar o acesso aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Antes de pegar o dinheiro, eles aprendem a gerenciar melhor a propriedade.
Todo o dia, o agricultor Francisco Wagner da Silva, de 27 anos, dá expediente nas terras da família. No município de Trairi, litoral oeste do Ceará, ele ajuda a manter a plantação de coco. Ao lado do pai, trabalha até dez horas por dia e sonha em aumentar a produção.
Hoje, muitos jovens agricultores tem o mesmo sonho de Wagner: conseguir dinheiro para investir no trabalho que aprenderam com os pais. Para isso, eles precisam ser capacitados. No Ceará, alguns já começaram. Durante 15 dias, eles trocam o trabalho no campo pela sala de aula.
O curso de formação de jovens em agroecologia e agrofloresta, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, está em sua segunda turma. Os alunos devem ter entre 16 e 29 anos e manter ligação com o trabalho no campo.
“A gente quer trabalhar para difundir a agroecologia para a juventude, para que eles possam passar isso para os pais deles e, no futuro, para os filhos. Isso porque a gente quer eliminar as práticas antigas da agricultura, de queimadas, uso de agrotóxicos. A gente quer trabalhar o desenvolvimento social, o desenvolvimento sustentável e a capacidade que eles têm e desenvolver projetos”, diz Anderlisa Cândido, coordenadora do projeto.
O curso de formação técnica tem duração de 120 horas e é uma exigência do Pronaf-Jovem, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar voltado para atividades produzidas pela juventude no meio rural.
Atento às lições na sala de aula, o agricultor Antônio Cleiton Araújo, faz projetos para depois do curso. Ele vai montar o projeto de irrigação para a área onde produz coco com a consciência de que precisa lucrar, mas, também, proteger as terras.
“No passado, era tudo muito difícil. Hoje, com muitas oportunidades, a gente tenta organizar as coisas para melhorar a vida no campo e não viver como antigamente, sem renda nenhuma no campo”, diz.
No Pronaf jovem, cada agricultor pode financiar de R$ 800 a R$ 7 mil.
* Acesse o link abaixo e confira a reportagem: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1152139-7823-JOVENS+PARTICIPAM+DE+CURSO+PARA+ACESSAR+RECURSOS+DO+PRONAF,00.html
Fonte: Globo Rural