Por Juliana Manco, Analista de Marketing
Os produtores de frutas, legumes e verduras (FLV) têm alguns fatos a comemorar. Genericamente, eles se beneficiam da nova mentalidade que tem, na adoção de uma vida saudável, o seu maior ícone. E, em se falando de vida saudável, a mudança de dieta ocupa lugar de destaque: a ordem é trocar açúcares e carboidratos por frutas, legumes e verduras.
Segundo dados de 2003 da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o brasileiro consome 47 quilos de hortaliças per capita por ano, incluindo o feijão. Desse total, 18 quilos são de tomate, uma parcela significativa, ainda que estejam incluídos os tomates industrializados, consumidos, por exemplo, em forma de molho. Ainda há muito espaço para aumentar o consumo já que a recomendação da FAO é de 143Kg de hortaliças/per capita por ano.
Quando se fala em preocupação com a saúde não podemos esquecer os resíduos de agrotóxicos. Todos os anos a Anvisa divulga os resultados de suas análises e as hortaliças passam de amigas da saúde para vilãs. Assim, produzir de maneira correta e cuidadosa com os resíduos de agrotóxicos significa atender os requisitos de preocupação com a saúde do consumidor em concordância com a legislação.
Outro fator determinante para o consumidor é a qualidade do produto. Frescor, aparência e sabor são fatores de decisão de compra, que podem até mesmo fazer
Hoje, 12% da população brasileira vive em lares com somente uma pessoa e 47% das mulheres em idade economicamente ativa estão no mercado de trabalho, com menos tempo (PNAD 2008). Somado ao fato de que as famílias são cada vez menores, a conveniência passa ser outro ponto a favor. Assim, os produtos minimamente processados ou pré lavados, além de embalagens em porções individuais ou para 2 pessoas terão cada vez mais espaço entre os consumidores.
Atender as exigências dos consumidores quanto à qualidade, segurança alimentar e conveniência é determinante para quem quer ter sucesso no setor.
Fonte: Semear Institucional Seminis