Associação já prepara novo curso de capacitação para o mês de abril
Durante um dia inteiro, viveiristas, empresas e especialistas do setor de sementes e mudas de hortaliças de todo o Brasil, se reuniram para debater sobre as principais perspectivas e tendências do mercado de viveiros, sob os aspectos de produção, recursos humanos, marketing e responsabilidade no atendimento pós-venda.
O encontro aconteceu na segunda edição do Mini-curso “Gerenciamento de Viveiros”, promovido pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), no dia 19 de março, na cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Cerca de 50 profissionais da área estiveram presentes e acompanharam as palestras. Além do curso, alguns representantes do segmento foram convidados para compor uma mesa redonda na parte da tarde. Eles debateram vários aspectos importantes para o crescimento e aperfeiçoamento do setor e levantaram as principais questões do momento, como o consumo de hortaliças versus a aplicação inadequada de defensivos, a necessidade de cursos de aperfeiçoamento técnico e de um diagnóstico do mercado de produção de mudas de hortaliças.
Para alguns dos participantes não-associados, a escolha dos temas e dos palestrantes foram fundamentais para o sucesso do evento. “Ficamos impressionados com a dinâmica, didática, objetividade e, principalmente, a experiência com que os palestrantes Alberto Yoshida, Francisco Sallit, Ricardo Zepter, Veroni Domhof, Francisco Garcia e Marcio Nascimento discorreram sobre os temas. Parabenizamos a Abcsem pela iniciativa. Na nossa modesta opinião, o setor de produção de mudas ainda é muito amador e, cursos de capacitação como este, beneficiam toda a cadeia produtiva, porque uma muda sem qualidade gera prejuízos imediatos e incalculáveis para os produtores de forma geral”, disseram Ricardo Theodoro e Leandro Fortes, representando a empresa Central Vale Agro, que estiveram presentes junto com outros profissionais.
Para eles, a contribuição do curso para o negócio da empresa terá também um impacto imediato, pois já poderão começar a seguir as novas tendências do mercado. “O curso chegou em muito boa hora, pois estamos sempre adotando novas tecnologias, primando pela qualidade e sanidade das mudas, e também buscando atender nossos clientes em tempo real e dentro da programação com nosso viveiro”.
NOVO CURSO
No intuito de dar continuidade a este trabalho de esclarecimento e capacitação das empresas e profissionais do setor de sementes e mudas de hortaliças e ornamentais, a entidade já está preparando um novo curso para seus associados, em abril.
No dia 23 de abril, quinta-feira, a Abcsem realizará um treinamento sobre o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), com a Dra. Rosangele Gomes, fiscal federal agropecuário da UTRA/Campinas – SFA-SP/MAPA, em Campinas (SP). Serão abordadas as suas legislações, aplicabilidade, com esclarecimento de dúvidas.
As inscrições para o treinamento estão abertas, porém com vagas limitadas. Para inscrições até 17 de abril, será cobrado um valor diferenciado na taxa de participação (R$ 100,00 associados e R$ 200,00 não associados). Mais informações pelo telefone: (19) 3243 6472 ou pelo e-mail: abcsem@abcsem.com.br
ArtCom Assessoria de Comunicação
Contatos: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br