O processo de exportação dos produtos paranaenses via Portos de Paranaguá e Antonina passará a ser simplificado e com menos burocracia. A informação foi divulgada pelo superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Daniel Gonçalves Filho, durante a abertura do V Encontro Técnico Unifrango, em Maringá (PR). O encontro reuniu cerca de 830 pessoas entre especialistas, produtores, autoridades, pesquisadores e lideranças empresariais em dois dias de evento, para o debate dos principais assuntos que fomentam o setor avícola, como mercado interno e externo e assuntos técnicos, como ambiência, sanidade avícola, abate humanitário e bem-estar das aves.
O projeto para reduzir a burocracia no processo de exportação nos portos paranaenses é resultado de um estudo da superintendência federal do Ministério da Agricultura, que analisou o processo de exportação de uma mercadoria de origem animal, desde a saída da indústria até o carregamento no navio. Para cada container que saía do terminal, emitia-se em média 23 documentos diferentes. Segundo Gonçalves, o projeto da superintendência que começa a ser aplicado no Paraná visa diminuir essa burocracia nas exportações via os terminais portuários, respeitando-se a segurança documental necessária para o procedimento.
O presidente da Unifrango Agroindustrial, Domingos Martins, ressaltou a importância desse projeto para fomentar as exportações avícolas do Paraná. “Com o processo desburocratizado, diminui-se os custos com a armazenagem do produto, tanto dentro da indústria quanto nos portos, favorecendo e estimulando o desenvolvendo das exportações de frango de corte no Paraná”, enfatizou Domingos Martins.
Fonte: Site Paranashop