No frio, cenoura é imprescindível na culinária

De acordo com a Embrapa, a temperatura é o fator climático mais importante para a produção de cenouras. Algo em torno de 10 a 15 ºC favorece o alongamento e o desenvolvimento de coloração característica, enquanto temperaturas superiores a 21ºC estimulam a formação de raízes curtas e de coloração deficiente.

Dependendo da cultivar, das condições de clima e dos tratos culturais, a colheita da cenoura pode ser feita de 80 a 120 dias decorridos da semeadura.

A cenoura é muito utilizada na culinária para pratos frios, principalmente, em saladas. Mas também é consumida em sopas e também em forma de doces como bolos, por exemplo. Muito benéfica à saúde, já que ela possui em suas propriedades, betacaroteno e fibra. 

Na Central de Abastecimento do Estado de São Paulo, CEAGESP, o legume fica com uma produção forte principalmente no mês de dezembro. Já em janeiro, começa a ficar um pouco fraco e a partir de fevereiro, há uma oscilação entre médio e fraco até novembro.

Entretanto, a cenoura é um dos produtos mais importantes para o Entreposto paulista. Ela ocupa uma posição de destaque. Sendo que, em 2016, o item ficou entre os 10 mais comercializados no cenário geral. Ficando, exatamente, na segunda colocação, atrás apenas do tomate no setor de legumes.

De acordo com o Ranking de Produtos pelo Volume em Toneladas, no ano passado, foram mais de 80 mil t vendidas. 

 

Fonte: Jornal Entreposto