Plano para produção de hortaliças no DF

Emater lança o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Hortaliças. Publicação mostra visão global do negócio que movimenta R$ 185 milhões por ano

Para otimizar a produção de hortaliças e frutas e proporcionar mais qualidade dos alimentos e renda para o produtor, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) elaborou o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Hortaliças do DF. O plano será colocado em prática por meio de um comitê gestor que tomou posse nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Segundo o coordenador do plano, o engenheiro agrônomo Francisco Antônio Câncio de Matos, a ideia é desenvolver um instrumento que proporcione uma visão global do agronegócio de hortaliças no DF. “A partir desse trabalho, vamos encontrar soluções para os problemas identificados”, aponta. A meta principal é organizar a cadeia produtiva de olericultura. Entre os objetivos do plano estão: melhorar a qualidade dos serviços, garantir segurança alimentar e nutricional e harmonizar as relações entre os setores.

O comitê gestor é formado por representantes dos fornecedores de insumos, máquinas e serviços, integrantes do setor produtivo, mercado atacadista e varejista, setor organizacional (extensão rural, pesquisa, fomento e defesa) e setor institucional.

A produção de hortaliças no DF movimenta R$ 185 milhões por ano. São 4,5 mil produtores, dos quais 80% são agricultores familiares. A olericultura gera 30 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, e produz 161 mil toneladas de alimentos por ano, o que torna o DF autossuficiente no consumo.

Fonte: Agência Brasília / *Com informações da Ascom da Emater-DF