Ponto para os vegetais

Um estudo divulgado pela Associação Americana do Coração indica que o consumo de vegetais ajuda a controlar os níveis de pressão arterial. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisarem pessoas sadias que ingeriram suco de beterraba. Eles puderam constatar que a pressão arterial dessas pessoas foi reduzida em cerca de 10 mmHg na sistólica (máxima) e 8 mmHg na diastólica (mínima), além de aumentar a taxa de nitrato no sangue, componente que atua como um vaso dilatador, encontrado nos vegetais.

A pesquisa pôde concluir ainda que, além de reduzir a pressão arterial, a ingestão de vegetais pode prevenir os pacientes contra possíveis complicações cardíacas. Os cientistas responsáveis pelo estudo recomendam que os indivíduos aumentem o consumo de vegetais verdes e de beterraba. Segundo os pesquisadores, a ingestão de suco de beterraba por voluntários sadios mostrou um aumento rápido na concentração de nitrato, atingindo o pico em uma hora e meia e mantida até seis horas após a ingestão, ao contrário do que aconteceu entre os voluntários que consumiram água.

De acordo com os estudiosos, o nitrato derivado de vegetais apresenta características positivas à saúde das pessoas, já que controlam os altos níveis de pressão arterial. A pesquisa comprova que o nitrato é um potente vasodilatador para o organismo. Após o estudo, a Associação Americana do Coração reforçou a recomendação para que as pessoas incorporem os vegetais a suas dietas, como forma de prevenir doenças como a hipertensão e os acidentes cardiovasculares.

Fonte: Portal Terra